Quais os principios da eletrodinamica
Soluções para a tarefa
Enquanto a Eletrostática é a área da Física que se ocupa do estudo do comportamento das cargas elétricas em repouso, a Eletrodinâmica constitui-se no ramo da Física responsável pelo estudo das cargas em movimento.
Alguns conceitos básicos da Eletrodinâmica são -
- Carga Elétrica
A carga elétrica surge quando existe em um corpo uma diferença entre o número de elétrons e o número de prótons. Se houver um número maior de elétrons a carga será negativa, se houver um número maior de prótons a carga será positiva.
Cada partícula que constitui a matéria (prótons, elétrons e nêutrons) possui uma Carga Elementar que vale ⇒ e = 1,6 x 10⁻¹⁹ C.
A intensidade da carga elétrica será equivalente ao produto da carga elementar pelo número de elétrons a mais ou a menos que o corpo possuir.
Q = n.e
- Princípio da atração e repulsão
As cargas elétricas de mesmo sinal exercem uma força de repulsão entre as mesmas. As cargas elétricas de sinais contrários exercem uma força de atração entre si.
- Corrente Elétrica
A corrente elétrica é o movimento ordenado de elétrons em um condutor decorrente de uma diferença de potencial, ou seja, na presença de cargas positivas e negativas.
O sentido convencional da corrente elétrica é contrário ao movimento dos elétrons (que, no sentido real, percorrem do polo negativo para o positivo).
A intensidade da corrente elétrica representa a quantidade de carga que passa pelo condutor em um intervalo de tempo e pode ser calculada através da seguinte fórmula:
i = Q/Δt
A corrente elétrica produz alguns efeitos, como por exemplo o Efeito Joule e o Efeito Magnético.
O Efeito Joule é a transformação da energia elétrica em energia térmica.
O Efeito Magnético é a formação de um campo magnético na região onde há uma corrente elétrica, o que prova a relação que existe entre os fenômenos elétricos e os fenômenos magnéticos.
- Primeira Lei de Ohm
A resistência elétrica é a oposição à passagem da corrente em um condutor. De acordo com a Primeira Lei de Ohm, sendo a resistência constante, a ddp será diretamente proporcional à intensidade da corrente -
R = U/i
Onde,
I⇒ intensidade da corrente (A)
Q⇒ carga elétrica (C)
Δ⇒ intervalo de tempo (s)
- Segunda Lei de Ohm
A Segunda Lei de Ohm diz que um material possui resistência elétrica diretamente proporcional ao seu comprimento, inversamente proporcional à área de secção transversal.
R = ρL/A
Onde:
R⇒resistência
ρ ⇒ resistividade do condutor
L ⇒ comprimento
A ⇒área de secção transversal
- Potência Elétrica
Está relacionada à produção de energia elétrica e ao intervalo de tempo que se gasta para poduzi-la.
P = U . i
Onde,
P⇒ potência (W)
i⇒ corrente elétrica (A)
U⇒ diferença de potencial (V)
Saiba mais em,
https://brainly.com.br/tarefa/5081303