quais os principais tipos de impactos ambientais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
.
Explicação:
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, temos a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Como consequencia o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta a qualidade de vida.
Resposta:
- Atividade industrial.
- Descarte irregular de resíduos.
- Exploração de recursos naturais.
- Urbanização mal planejada.
- Atividade mineradora.
Explicação:
Atividade industrial: A indústria é responsável por produzir resíduos altamente prejudiciais ao ar, às florestas, rios e aos seres que habitam esses ambientes, o que inclui animais, vegetais e o próprio ser humano.
A poluição causada por resíduos e componentes químicos pode prejudicar o meio ambiente em diversas esferas, destacando-se como responsável pela formação de chuva ácida, que danifica a água, o solo, as plantas e os animais aquáticos que vivem na região do descarte.
Descarte irregular de resíduos: O descarte errôneo de resíduos provenientes de atividades domiciliares, industriais, de agricultura ou de mineração destaca-se como outro importante impacto ambiental causado pelo homem. Isso porque a maior parte desses detritos vai parar em rios, enquanto o restante se acumula em aterros sanitários e lixões. Em todos os casos, o lixo contamina a água e o solo, afetando diretamente as plantações e todos que a consomem.
Exploração de recursos naturais: A exploração de recursos naturais também reflete em um dos maiores tipos de impactos ambientais causados pelo homem. Um bom exemplo neste sentido diz respeito ao petróleo, que está associada à ocorrência de diversos acidentes envolvendo navios petroleiros ou plataformas de petróleo, problemas que podem causar enormes danos ao meio ambiente.
O mesmo também pode ser dito quanto à exploração da floresta amazônica, pantanal e cerrado, enormes áreas verdes cada vez mais prejudicadas em prol do plantio de soja e criação de gado.
Urbanização mal planejada: O crescimento acelerado das cidades faz com que o planejamento urbano nem sempre seja realizado da forma estratégica como deveria. A retirada de parques e demais áreas verdes para a construção de casas, prédios, fábricas ou indústrias é, atualmente, um dos principais tipos de impactos ambientais causados pelo homem.
Isso acontece porque, quanto menor for a área verde de uma cidade, maior é a poluição do ar. O crescimento populacional também reflete diretamente na produção de resíduos sólidos e lixo orgânico que, sem receber tratamento e reciclagem adequados, cada vez mais eles acabam contaminando rios e solo.
Atividade mineradora: O Brasil está cheio de garimpos irregulares, o que pode causar contaminações (especialmente por mercúrio) em lagos, rios e até mesmo no solo. Já as grandes empresas mineradoras, por sua vez, abrem verdadeiras crateras no solo, o que elimina área verde e destrói a paisagem ambiental do local.