Saúde, perguntado por marcoscardoso79769, 7 meses atrás

:) Quais os principais sintomas em uma atividade laboral com a presença do risco físico frio?​

Soluções para a tarefa

Respondido por annelima2806
1

Resposta:

Olá!

Principais doenças/lesões causadas pelo frio

Devido à perda de calor e diminuição da circulação sanguínea do corpo, uma série de problemas podem surgir quando os trabalhadores não estão preparados para atividades em temperaturas extremas. As principais áreas afetadas são as extremidades, como pés e mãos, mas também pode afetar o sistema respiratório e a pele. Confira quais são as principais doenças e lesões geradas pelas baixas temperaturas:

1. Urticária: reação alérgica de uma parte específica do corpo contra o frio. Seus principais sintomas são a vermelhidão na pele e coceira.

2. Ulceração: pequenas lesões provocadas na pele, que podem gerar alteração na cor (palidez), dores e até mesmo a formação de bolhas.

3. Pé de imersão: quando trabalhadores que realizam atividades com os pés expostos à água fria não utilizam os EPIs corretos, a circulação sanguínea diminui e os membros inferiores ficam pálidos, úmidos e frios. Se isso não for tratado de forma adequada, pode evoluir para uma infecção.

4. Fenômeno de Raynaud: provoca a diminuição sanguínea nos dedos, podendo deixá-los pálidos ou azulados, seguido por uma vermelhidão do local, perda de sensibilidade, latejamento e ardência. Pode estar associado a outras doenças, como artrite reumatoide.

5. Congelamento: ocorre quando a temperatura da área afetada cai abaixo de 0 °C, causada por exposição a ambientes muito frios ou pelo contato com objetos extremamente frios. Devido à diminuição da circulação sanguínea, causa vermelhidão e inchaço na pele, podendo evoluir para uma dor intensa, infecções, gangrena e a perda do membro ou região afetada. Ocorre, principalmente, nas extremidades do corpo – mãos, pés e face.

6. Frosbite: quando a exposição ocorre em temperatura abaixo de 2 °C, também há o perigo de pequenos cristais de gelo se formarem na epiderme e na derme.

7. Perniose (frieiras): após o congelamento, algumas partes do corpo ainda podem experimentar sensações dolorosas e queimaduras. Exige um tratamento complicado, que pode durar anos.

8. Hipotermia: esse é o caso mais grave dentre os descritos. Após uma longa exposição a ambientes frios, sem a correta proteção, o corpo começa a perder a sensibilidade. Isso faz com que a pessoa pare de sentir frio e dor, o que é seguido por fraqueza muscular e adormecimento. Também pode diminuir a capacidade de percepção, dilatação das pupilas e alucinações. Em casos mais sérios, pode gerar um coma e até mesmo a morte. O tratamento deve ser feito de forma imediata, transferindo a vítima para ambientes quentes, com cobertores, aquecedores e bebidas quentes. Assim que possível, é necessário transferir o trabalhador para um hospital.

Espero ter ajudado.

Bons estudos!

Perguntas interessantes