Quais os principais relevos na escultura romana?
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Resposta:Foi visto anteriormente, em Monumentos Triunfais, que os relevos escultóricos desempenharam papel fundamental na concepção dos arcos triunfais e colunas triunfais, como a Coluna de Trajano. Os romanos adquiriram, através dos retratos cívicos, a herança helenística e oriental de glorificação das vitórias e conquistas militares. A Coluna de Trajano, concebida para compor o Fórum de Trajano, ao lado da Basílica Úlpia, apresenta uma crônica ilustrada de sua campanha e vitória na Dácia, atual Romênia. Ela constitui-se de um imenso baixo-relevo espiral, um conjunto de frisos que percorrem toda a extensão da coluna, narrando com imagens a sequência de eventos da gloriosa campanha militar do imperador. São apresentados legionários e comandantes romanos embarcando, acampando e combatendo, bem como a representação dos bárbaros vencidos, mortos ou escravizados. Tem uma função simbólica de Vitória, similar aos arcos triunfais. Internamente, possui uma escada espiralada iluminada por fendas estreitas que podem ser vistas do lado externo.
Resposta:Em meados do século I d.C., os artistas romanos procuram uma identidade própria, impulsionados pelas conquistas do Império Romano. Em esculturas maciças de bronze são vistas as estátuas de imperadores, deuses e heróis.
Os pesquisadores costumam dizer que há dois mercados distintos para a escultura romana.
O primeiro é aristocrático, voltado à classe dominante, com esculturas mais clássicas e idealistas. O segundo é provincial, direcionado à classe média, mais naturalista e com um tipo classificado como emocional.
Assim como os gregos, os romanos também gostavam de representar seus deuses em estátuas. E esse costume não foi mudado quando os imperadores começaram a se comparar a deuses e reclamaram a divindade.
Explicação:Os imperadores eram retratados em estátuas imponentes e com postura de autoridade, exibidos como verdadeiros deuses.
Um exemplo está na estátua de Augusto de Prima Porta, o primeiro imperador romano. Produzida por volta de 19 a.C., o escultor buscou retratar as feições reais dessa personalidade. A estátua também foi ornamentada com vestimentas romanas e seu braço aponta firmemente ao horizonte, como se dirigisse seus súditos.
Menos imponentes eram as estátuas dos espíritos que protegiam as casas, normalmente figuras de cabelos longos vestindo túnicas e sandálias talhadas em bronze.