Geografia, perguntado por mariaeduarda753210, 10 meses atrás

Quais os principais produtos da agricultura do Brasil?​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheuspenkal
3

1. Soja

Com a expansão do consumo de carne e derivados, o cultivo da soja — usado como alimento para gado de corte, frangos e vacas em lactação, por exemplo — se expandiu nas últimas décadas.

O Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O Mato Grosso é o estado que mais produz o grão, seguido pelo Paraná. A previsão para a safra de 2018, no país, é superior a 115 milhões de toneladas e uma área cultivada superior a 34 milhões de hectares.

2. Cana-de-açúcar

Primeira cultura agrícola extensiva usada em solo brasileiro, a cana-de-açúcar foi a principal responsável por viabilizar economicamente a colonização do país.

O clima das regiões litorâneas é ideal para o cultivo do produto, que pode ser beneficiado como açúcar, para consumo humano, ou etanol, usado principalmente como combustível.

O Brasil é um dos maiores consumidores e é o o maior produtor do mundo. A previsão para a safra de 2018 é superior a 700 milhões de toneladas, com área cultivada superior a 9,5 milhões de hectares.

3. Café

O Brasil também se destaca como um dos maiores produtores globais de café. A previsão para a safra de 2018 é superior a 3 milhões de toneladas (em grãos).

A área total cultivada deve chegar a quase 2 milhões de hectares — o equivalente a aproximadamente 3 milhões de campos de futebol —, sendo 345 mil hectares em formação e 1,8 milhões de hectares em produção. Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo são os principais estados produtores.

4. Milho

Com uma ampla variedade de aplicações — desde o consumo humano à pecuária extensiva — o milho está entre os principais grãos produzidos no Brasil.

O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo. Nos dois primeiros lugares estão os Estados Unidos e a China. A estimativa para a safra de 2018 é que sejam produzidas mais de 86 milhões de toneladas do grão, com uma área cultivada superior a 16,5 milhões de hectares.

5. Algodão

Ao lado da soja, é uma das culturas de grãos com maior liquidez e rentabilidade, o que favorece o aumento da área plantada, que deve chegar, em 2018, a mais de 1 milhão de hectares — ou 1,4 milhão de campos de futebol.

Estados como Mato Grosso e Bahia contam com as melhores condições climáticas para a produção de algodão. No entanto, a sua produção exige altos padrões de tecnologia e gestão.

6. Laranja

O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo. Responsável por mais de 30% da produção global, o país está longe de perder esse posto: o segundo colocado, os EUA, são responsáveis por pouco mais de 10% da produção.

O estado que é o grande produtor do Brasil é São Paulo, seguido pela Bahia. Para a safra 2017/2018, a área plantada deverá totalizar mais de 620 mil hectares. A previsão para a safra de 2017/2018 é de 397,27 milhões de caixas de laranja, quantidade que é 61,95% superior à safra 2016/2017.

7. Mandioca

A mandioca é uma raiz de altíssimo valor nutricional e superpopular no Brasil. O país é o segundo produtor mundial de mandioca, com 10% da produção mundial, ficando atrás apenas da Nigéria.

Não é à toa que ela é conhecida por diversos nomes ao redor do país: mandioca, macaxeira e aipim, por exemplo. No Brasil, ela é cultivada em todos os estados. Entretanto, as regiões norte e nordeste são as maiores produtoras do alimento.

Na safra de 2017, o estado do Pará foi o maior produtor, seguido pelo Paraná. Em 2017, a área cultivada no Brasil chegou a 1.407.345 milhões de hectares. A estimativa mais atualizada para a safra de 2018 é de mais de 20 milhões de toneladas.

8. Arroz

Quando se fala em arroz, logo se pensa na Ásia. Esse continente realmente se destaca na produção do grão, pois é o responsável por 90% da geração mundial. Entretanto, fora desse continente, o Brasil não só é o maior consumidor do alimento, como também é o maior produtor.

O estado que produz a maior safra no Brasil é o Rio Grande do Sul, que responde por 70% da produção nacional, seguido por Santa Catarina. A previsão para a safra de 2018 é de 11,7 milhões de toneladas de arroz em casca.

Perguntas interessantes