Quais os principais problemas associados ao uso dos agrotóxicos para ao meio ambiente e para os seres humanos?
Quais as características dos agrotóxicos organoclorados e por que foi proibido seu uso no Brasil?
Quais as vantagens do sistema de policultura?
O que é a eutrofização das águas e como ocorre?
Soluções para a tarefa
Explicação:
1 - O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros. - O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.
2 - Na agricultura, os organoclorados são utilizados em larga escala como pesticida. O seu uso tem como finalidade viabilizar a produção agrícola através do extermínio de pragas, que muitas vezes acabam com a produção de alimentos. O problema, entretanto, é que os organoclorados, após seu uso, permanecem ativos no meio ambiente por grandes períodos prejudicando os ecossistemas.
O pior é que eles contaminam solos, alimentos, água, ar e organismos. Eles chegam ao solo não só pela aplicação direta, mas também pelo seu uso em sementes. As águas da chuva podem transportá-los para rios e lagos e esses pesticidas também podem se infiltrar no solo e contaminar águas subterrâneas.
Cerca de 25% da produção de organoclorados chegam ao mar por meio da atmosfera e podem entrar na cadeia alimentar oceânica.
3 - A principal vantagem desse sistema de cultivo é a obtenção de plantas fortalecidas devido ao ambiente de competição entre as culturas, as plantas desenvolvem raízes grossas para suprir suas necessidades de água e nutrientes, formando então uma planta mais forte e vigorosa.
4 - Podemos caracterizar a eutrofização (termo vindo do grego que significa bem nutrido) como um processo em que ocorre um aumento na concentração de nutrientes (principalmente fósforo e nitrogênio) em ambientes aquáticos, tais como rios e lagos.