História, perguntado por isabelylira, 11 meses atrás

quais os principais motivos políticos e econômicos que favoreceram as expedições marítimas​

Soluções para a tarefa

Respondido por gretrokkauan
1

Resposta:

Após o desaparecimento do rei D. Sebastião, durante a batalha contra os árabes em Alcácer-Quibir, o trono português não tinha nenhum herdeiro direto que pudesse ocupar o seu lugar. Em um primeiro instante o trono foi entregue ao cardeal do Henrique, seu tio-avô e parente mais próximo, que também faleceu em pouco tempo sem também deixar um herdeiro para o trono. De tal modo, o trono português ficou sem a figura de um governante que pudesse assumi-lo.

QUESTÃO 2 A União Ibérica era vista por Filipe II como um fácil meio de enriquecimento dos cofres espanhóis, que sofriam uma grande carência gerada pela dependência do país em relação aos produtos manufaturados de outras potências européias. Paralelamente, os espanhóis também buscavam ampliar seu prestigio junto a Igreja, já que a união das coroas colocaria a Espanha como grande promotora da fé católica em terras americanas.

Questão 3

O domínio espanhol em Portugal acabou transformando o Brasil em mais uma das possessões hispânicas no continente americano. Um pouco antes disso, os holandeses haviam conquistado a sua independência travando guerra contra aos hispânicos. Por conta da derrota a Espanha, assim que se tornou metrópole do Brasil, proibiu a antiga participação que os holandeses tinham no transporte e financiamento do açúcar brasileiro. Prejudicados com tal retaliação, os holandeses optaram por invadir o Brasil e controlar diretamente a economia açucareira no território nordestino.

Questão 4

Em termos gerais, a crise que deu fim à União Ibérica aconteceu na medida em que os espanhóis de envolviam em diversas lutas contras as nações européias. O enorme gasto com os conflitos levou a adoção de uma política de cobrança de impostos que desagradou profundamente a nobreza lusitana. Ao mesmo tempo, o envolvimento em tais guerras constituiu uma grave ameaça à manutenção dos domínios coloniais na América. De tal modo, a restauração do trono português se fazia urgente naquele período.

Questão 5

a) A União Ibérica foi um período em que os espanhóis se apossaram do trono português, mediante a falta de um sucessor que pudesse assumir o governo de Portugal. Em termos gerais, a Espanha acreditava que o processo de unificação pudesse ampliar as divisas dos cofres hispânicos e reforçar o papel de liderança da Espanha no processo de evangelização dos nativos americanos.

Questão 5

a) A União Ibérica foi um período em que os espanhóis se apossaram do trono português, mediante a falta de um sucessor que pudesse assumir o governo de Portugal. Em termos gerais, a Espanha acreditava que o processo de unificação pudesse ampliar as divisas dos cofres hispânicos e reforçar o papel de liderança da Espanha no processo de evangelização dos nativos americanos.

b) Entre os motivos que explicam a invasão holandesa ao Brasil, podemos salientar o interesse holandês em explorar a economia açucareira em terras brasileiras, combater o embargo comercial hispânico, a participação dos flamencos da indústria açucareira e enfraquecer economicamente a Espanha, então, maior opositora do recém-formado Estado holandês.

a) Países como França, Inglaterra e Holanda passaram a dominar territórios coloniais antes pertencentes aos ibéricos, os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas passara a não ter valor legal, os portugueses se aproximaram da Inglaterra com o objetivo de superar os seus antigos problemas econômicos.

b)Essa expressão utilizada reforça o processo de recuperação desenvolvido em Portugal após a União Ibérica. Interessados em retomar o crescimento do país, os portugueses aprimoraram os mecanismos que sustentavam a cobrança de impostos e a arrecadação de recursos na colônia. De tal modo, vemos que a dependência econômica de Portugal em relação ao Brasil se reforçou mediante os problemas políticos e econômicos gerados pela União.

Letra E. Com a invalidação do Tratado de Tordesilhas, a União Ibérica reforçou as ações coloniais que promoveram a interiorização do nosso território. Sob esse aspecto, destacamos a grande contribuição dada pelo bandeirantismo e o desenvolvimento da atividade pecuarista. Paralelamente, destacamos o processo de expulsão dos colonos franceses que tentaram invadir as terras brasileiras na região do Rio de Janeiro.

Questão 8

Do ponto de vista histórico, notamos que a Holanda nutria grandes interesses comerciais pelo desenvolvimento da economia açucareira no Brasil. De tal modo, assim que a Espanha vetou a tradicional participação holandesa nos negócios do açúcar brasileiro, o desejo da invasão do território pernambucano se despertou como uma solução à manutenção dos interesses holandeses e à ampliação dos lucros do seu governo através da Companhia das Índias Ocidentais.

Perguntas interessantes