Quais os principais instrumentos eram usados na lavoura no século XVI?
Soluções para a tarefa
Resposta:


Por Jacto
DICAS
29/05/2018
17 MINUTOS PARA LER
Acompanhe a evolução dos implementos agrícolas
A agricultura é uma das atividades laborais mais básicas do ser humano. É por meio dela que o homem obtém seu sustento. Com o aumento da demanda e a intensificação dos meios de produção, foram criadas diversas técnicas capazes de otimizar os resultados e, com isso, alcançar um nível de produtividade nunca antes visto na história da humanidade.
Isso foi possível graças à criação dos implementos agrícolas — aqueles equipamentos mecânicos utilizados na agricultura acoplados a tratores ou a outra força de tração. Preparamos este post para ajudá-lo a entender como ocorreu a evolução dessas máquinas e qual o seu valor dentro do cenário atual. Acompanhe!
O antes das máquinas agrícolas
O início da história da atividade agrícola remonta aos tempos em que o homem deixa de ser nômade para fixar residência, tornando possível que ele produzisse seu próprio alimento por meio do plantio. Assim, a lavoura atendia às necessidades da população próxima.
A mão de obra era formada pelas famílias, que eram grandes e trabalhavam na lavoura para o próprio sustento. O excedente da produção era utilizado para trocar por ferramentas ou outros produtos necessários não produzidos localmente, como o sal.
Os instrumentos utilizados eram manuais, consistindo em pequenas ferramentas de pedra, madeira e, posteriormente, de ferro, que são as primeiras matérias-primas empregadas para elevar a produtividade no campo. A força de tração ficava por conta de animais e veículos conhecidos como carroças.
As ferramentas foram se desenvolvendo aos poucos. O primeiro arado de lâmina produzido com madeira que se tem registro surgiu no século 13, mas foi somente por volta dos anos 1.600 que foram desenvolvidos instrumentos, como o abanador de cerais e semeadores mecânicos puxados por animais (burros, bois e cavalos) e pelo braço humano.
Gradualmente, o homem reconheceu o valor de tais implementos agrícolas, uma vez que facilitavam o trabalho no campo e, ao mesmo tempo, elevavam significativamente os resultados na produção. Com isso, passaram a ser produzidas máquinas especificamente para o setor agrícola, iniciando-se a fase conhecida como agricultura moderna, em 1850.
Esse desenvolvimento passou a ser cada vez mais importante tendo em vista que a produção deixou de ser direcionada apenas para a população local e para o próprio sustento.
Com a Revolução Industrial e o crescimento da população urbana, a demanda por alimentos aumentou, exigindo que os diversos processos da produção agrícola também evoluíssem. Assim, novas tecnologias foram sendo criadas e implementadas nas diferentes etapas de adubação, plantio e colheita.
A evolução dos implementos agrícolas
Alguns países foram pioneiros em fomentar o desenvolvimento da base técnica agrícola, embora isso tenha refletido nos meios de produção em todo o mundo.
As primeiras máquinas criadas foram as segadeiras, ou ceifadeiras, para a colheita de grãos em 1780 na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos — efetivamente utilizadas em 1833. Até a década de 1860, as ceifadeiras para trigo e feno evoluíram bastante, motivando a criação de outros implementos agrícolas.
Nesse período, os Estados Unidos se tornaram o palco do desenvolvimento tecnológico das máquinas do campo, especialmente pela inciativa de fomentar a evolução do setor. Sim, observa-se já nesse período um grande interesse por parte da inciativa pública em trazer especialistas para o país e investir em pesquisas que pudessem aprimorar os meios de produção.
Um dos grandes destaques de inovação dessa época foi a máquina que tirava o caroço do algodão. Esse era um processo que demandava muita mão de obra e levava muito tempo. Com a nova tecnologia, o processo se tornou mais rápido e barato, gerando um grande aumento na produtividade.
Explicação:
espero ter ajudado desculps