Quais os principais aspectos do iluminismo e do liberalismo? Seus principais pensadores e suas ideias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
OS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS DO ILUMINISMO
- A laicização do Estado, ou seja, a separação entre política e religião;
- A laicização do ensino, que tornou a educação responsabilidade do Estado, sem a interferência do clero;
- O combate à escravidão;
- A liberdade como direito natural e inalienável de todo ser humano;
- A igualdade jurídica, ou seja, o combate às diferenças entre as ordens sociais, antes legitimadas pelo Estado absolutista;
- O confisco das propriedades eclesiásticas, a limitação dos poderes inquisitoriais da Igreja e a concessão de liberdade religiosa aos súditos.
OS PRINCIPAIS PRECURSORES DO ILUMINISMO
- Francis Bacon (1561-1626)
- René Descartes (1596-1650)
- John Locke (1632-1704)
- Isaac Newton (1642-1727)
Explicação:
liberalismo, como um todo, visava a acabar com a opressão do chamado Antigo Regime (as monarquias absolutistas que dominaram, durante muito tempo, as potências europeias). Para os liberais, o ser humano era dotado de direitos naturais (pensamento herdado do filósofo inglês John Locke) que assegurariam o direito de todos os cidadãos de participar da política e da economia, de trabalhar, acumular riquezas e adquirir uma propriedade privada. Do mesmo modo, eram direitos naturais à vida e à liberdade, sendo vedado ao Estado qualquer forma autoritária e injustificada de restrição da liberdade ou assassinato dos cidadãos.
O pensamento liberal começou a se espalhar pela Europa, destacando-se personalidades como o filósofo inglês John Locke, o filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham, além dos filósofos políticos franceses pertencentes ao Iluminismo, como Voltaire, Montesquieu e Diderot.