Português, perguntado por radjany, 6 meses atrás

Quais os poetas que mais se destacaram no Barroco e quais os tipos de obras que eles utilizavam?

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Respondido por pantufatutstuts94
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Resposta:

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

Explicação:

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Barroco

LITERATURA

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Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. No entanto, ao lado de tanta religiosidade, havia também, na época, um forte apelo aos prazeres sensoriais. Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.

Portanto, são características presentes em obras de Gregório de Matos e Pe. António Vieira, os principais autores do Barroco brasileiro: culto ao contraste, fusionismo, pessimismo, feísmo, cultismo, conceptismo, além do uso de antítese, paradoxo, hipérbole, hipérbato e sinestesia.

Leia também: Arcadismo – movimento literário posterior ao Barroco

Contexto histórico do Barroco

Devido ao conflito entre católicos e protestantes, o cristianismo ganhou força no século XVI.

Devido ao conflito entre católicos e protestantes, o cristianismo ganhou força no século XVI.

Dois fatos históricos, no século XVI, foram de grande influência nas obras dos autores barrocos: a Reforma Protestante e a Contrarreforma. Essa última ocorreu como uma reação diante da perda de fiéis devido ao protestantismo (luteranismo e calvinismo).

→ Reforma Protestante

O padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) denunciou a venda do perdão como prática corrupta da Igreja Católica.

Lutero defendia que a salvação só é conseguida por meio de uma vida marcada pela religiosidade, pelo arrependimento dos pecados e pela fé em Deus.

Ao entenderem que não precisavam pagar, com doações e penitências, pela absolvição, muitos fiéis abandonaram a Igreja para seguir o luteranismo.

João Calvino (1509-1564) defendia a ideia de que o lucro obtido pelo trabalho é uma dádiva divina, o que aumentou a debandada de fiéis.

Assim, parte da burguesia aderiu ao protestantismo.

→ Contrarreforma Católica

No Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja definiu ações para combater a Reforma Protestante.

→ Medidas importantes:

Ressurgimento do Tribunal do Santo Ofício (Santa Inquisição);

Criação do Índice dos livros proibidos — Index librorum prohibitorum;

Fundação da Companhia de Jesus pelo padre Inácio de Loyola (1491-1556).

Assim, a influência religiosa foi marcante na formação dos autores barrocos. Porém, em oposição (ou como consequência) a essa religiosidade, havia também um forte apelo aos prazeres sensoriais, um desejo de se entregar à mundanidade. Portanto, essa época ficou marcada pela oposição e pelo conflito.

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Características do Barroco

O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como:

Antropocentrismo versus teocentrismo

Sagrado versus profano

Luz versus sombra

Paganismo versus cristianismo

Racional versus irracional

Material versus espiritual

Fé versus razão

Carne versus espírito

Pecado versus perdão

Juventude versus velhice

Céu versus terra

Erotismo versus espiritualidade

Judite e Holofernes (1599), obra barroca do pintor Caravaggio, abordando temática bíblica e uso da técnica de chiaroscuro (claro-escuro).

Judite e Holofernes (1599), obra barroca do pintor Caravaggio, abordando temática bíblica e uso da técnica de chiaroscuro (claro-escuro).

Além do culto ao contraste, o estilo possui também estas características:

Fusionismo: fusão entre a visão medieval e a renascentista;

Antítese e paradoxo: refletem uma época de contrastes;

Pessimismo: a felicidade, impossível na Terra, só se realizaria no plano celestial;

Feísmo: fascinação pela miséria humana, crueldade, dor, podridão e morte;

Rebuscamento: ornamentação excessiva da linguagem, atrelada a um apelo visual;

Hipérbole: exagero;

Sinestesia: apelo sensorial;

Cultismo ou gongorismo: jogo de palavras (sinônimos, antônimos, homônimos, trocadilhos, figuras de linguagem, hipérbatos);

Conceptismo ou quevedismo: jogo de ideias (comparações e argumentação engenhosa);

Morbidez;

Sentimento de culpa;

Carpe diem: aproveitar o momento;

Emprego da medida nova: versos decassílabos;

Principais temáticas: fragilidade humana, fugacidade do tempo, crítica à vaidade, contradições do amor.

Anexos:
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