Quais os personagens principais do livro Vidas Secas (1938) de Graciliano Ramos?
Soluções para a tarefa
fabiano
sinhá vitória
Fabiano
Embora não concorde com as contas do patrão, este homem pouco instruído se cala por se preocupar com o futuro da família. Para superar essa frustração, no entanto, ele bebe. Entre os membros da família, é o que se sente mais próximo da natureza e, por isso, sente-se inferior quando está rodeado de habitantes da cidade. Ainda assim tem orgulho de conseguir sobreviver aos desafios da seca.
Sinhá Vitória
A esposa de Fabiano vem de um meio social melhor que o marido e, por isso, tenta preveni-lo das trapaças do patrão. Além de saber fazer contas, ela é retratada como a pessoa mais próxima da cultura por sonhar com uma cama com tiras de couro, enquanto o marido mal tem ambições.
Menino mais novo
Um dos filhos do casal de retirantes, ele quer fazer algo notável para chamar a atenção dos seus parentes, principalmente por admirar seu pai. De certa forma, percebe-se aí que ele ainda não perdeu seu lado criança, demonstrando uma resistência à brutalização.
Menino mais velho
Interessado em saber mais sobre as palavras, esta criança sente-se mais próximo de sua mãe. Entretanto, ao questioná-la sobre a palavra inferno e não obter uma resposta muito esclarecedora, ela dá um peteleco nele e o menino se frustra. Neste episódio, observa-se não apenas a inadaptação cultural das personagens, como a ironia do autor, afinal elas já estavam vivendo o inferno.
Baleia
O animal de estimação da família é a mais humana das personagens, até pela maneira como o autor retrata seus pensamentos.
Soldado amarelo
Esta personagem representa a autoridade local, que é capaz de prender Fabiano apenas porque sua posição permite discriminá-lo. Contudo, Graciliano mostra a superioridade de seu herói que, mesmo com a oportunidade de se vingar, prefere ajudar o homem. Ou seja, Fabiano tira forças de si mesmo, enquanto o soldado é protegido pelas instituições sociais.