História, perguntado por sheilamarquinhos, 9 meses atrás

QUAIS OS PERIODOS DE GOVERNO DA CIVILIZAÇÃO ROMANA​

Soluções para a tarefa

Respondido por marinamaxado
2

Resposta: Dividida em três períodos: Monarquia ou Realeza (753-509 a.C.), República (509-27 a.C.) e Império (27 a.C.-476 d.C.).

Explicação: A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina.

Esse período foi marcado pela invasão de outros povos (etruscos) que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.

República é uma palavra de origem latina e significa “coisa pública”. Durante a passagem da monarquia para a república, eram os patrícios que detinham o poder e controlavam as instituições políticas. Concentrando o poder religioso, político e a justiça, eles exerciam o governo procurando se beneficiar.

Para os plebeus, sem direito à participação política, restavam apenas deveres, como pagar impostos e servir o exército.

No sistema político de império, o poder político estava concentrado na figura do imperador. O Império Romano começou com Otaviano Augusto e terminou com Constantino XI. O Senado servia para apoiar o poder político do imperador.  

O império sucedeu a República Romana. Com o novo sistema, Roma, que era uma cidade-estado, passou a ser governada pelo imperador.

A principal característica do Império, numa espécie de resumo do Império Romano, era o caráter absolutamente comercial, deixando um pouco de lado o cunho agrário, tão comum na época. Isto fez com que a maioria dos territórios conquistados, uma vez escravizados, atuasse como uma grande fonte de recursos para o Império Romano. As inúmeras regiões e províncias dominadas pelo Império serviam como mão de obra barata para este modelo de governo, de acordo com o resumo do Império Romano.

Perguntas interessantes