Química, perguntado por bodoy, 11 meses atrás

Quais os orbitais moleculares formados a partir da combinação dos orbitais atômicos p?

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
6

Olá,


pela teoria dos orbitais moleculares, os orbitais atômicos podem se combinar para resultar em orbitais moleculares para acomodar os elétrons da ligação.

Essa interação pode ser ocorrer por resultado de uma interação em fase, e é chamada de interação construtiva - que gera orbitais ligantes e mais estáveis em energia do que os orbitais atômicos que os geraram.


Ou pode ser também fora de fase, quando é chamada de interação não-construtiva, que gera orbitais altos em energia e que desestabilizam a molécula, quando preenchidos.

Os elementos do bloco p, além de poderem formar ligações sigma da sobreposição dos seus orbitais s, podem também interagir com seus orbitais p.


Um exemplo disso é encontrado nas moléculas como N2 e O2 são formadas pela sobreposição de orbitais s e orbitais p.

Dos três orbitais p (pz, px e py) de cada átomo que forma a molécula:

dois orbitais p (px e py), situam-se em planos perpendiculares à ligação sigma que une os dois átomos e eles podem interagir lateralmente formando dois orbitais π ligantes - quando ocorrem por resultado de uma interação em fase. São representados por πpx ou πpy.


E também formam dois orbitais π antiligantes, quando a interação é fora de fase. São representados por π*py ou π*px.

E o outro orbital p restante, o pz, um de cada molécula, podem interagir frontalmente gerando um orbital sigma ligante representado por σpz e um orbital sigma anti-ligante representado σ*pz.


Perguntas interessantes