Quais os movimentos necessarios para apresentaçao no solo ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Modalidade também conhecida como ginástica olímpica
A Ginástica Artística era usada como instrumento de treino para aperfeiçoamento físico dos militares para o combate com o exército de Napoleão Bonaparte. Trata-se de uma modalidade em que são realizados movimentos corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade.
No século II a.C, ginastas corriam em direção a um touro, seguravam os chifres do animal e saltavam realizando uma acrobacia. O termo ginástica origina-se do grego gymnádzein, que significa “treinar” e, em sentido literal, “exercitar-se nu”, a forma como os gregos praticavam os exercícios. No Renascimento, entre os séculos XIV e XVII, com as teorias humanistas em efervescência e a consequente valorização do corpo humano, a ginástica passou a ser incentivada.
Origem da Ginástica Artística
A Ginástica Artística está presente desde os primeiros Jogos Olímpicos da História Moderna, em 1896. É um dos esportes que mais desafiam os limites do corpo, já que necessita de força, agilidade e flexibilidade. A Ginástica Artística, também conhecida como ginástica olímpica, surgiu na Grécia Antiga e foi adotada pelos soldados como forma de preparação física, algo que se perdeu com o Império Romano.
Durante a Idade Média, houve um desinteresse total pela ginástica como competição e o seu aproveitamento esportivo ressurgiu na Europa apenas no início do século XVIII. Então foi criada a escola do esporte ao ar livre, caracterizada por movimentos lentos e rítmicos, pelo alemão Friedrich Ludwig Jahn. A escola influenciou no desenvolvimento do esporte, além de ter estabelecido regras e a criação dos aparelhos.
Características da Ginástica Artística
A Ginástica Artística é uma das modalidades olímpicas em que há competições individuais e por equipes. Entre os homens, são seis provas: individual geral, por equipes, solo, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, argolas e salto sobre a mesa. Já as competições femininas têm quatro: individual geral, por equipes, trave, solo, barras assimétricas e salto sobre a mesa.
O objetivo é obter a melhor nota de acordo com a avaliação dos juízes, que analisam o grau de dificuldade dos movimentos e sua execução.