História, perguntado por martin6, 11 meses atrás

quais os motivos que levou a abdicação de D.Pedro 1, do cargo de monarquico ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Dheoldd
8
após a independência cujo o processo gestado na virada de 1821 para 1822 é que se completou no dia 7 de setembro de 1822 o sistema político Imperial brasileiro teve que ser consolidado muitas medidas foram pensadas e aplicadas sendo a constituição Imperial de 1824 o quanto alisador em todas elas entretanto partindo os princípios da política praticada pelas casas aristocráticas do absolutismo europeu o imperador Dom Pedro primeiro e a elite que apoiavam decidiram por intermédio da formação de um conselho de estado implementar o poder moderador dentro do sistema de poderes do império
Respondido por EndrylGabriel1
3
Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal com a vinda da Família Real Portuguesa em 1808. Esse fato preparou terreno para uma grande eferverscência política e cultural no Brasil, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro, o que resultou na ruptura com Portugal, na década de 1820, que marcou, no Brasil, o processo de Independência (realizada em 1822) do país e a consolidação do modelo imperial de governo. Em meio à consolidação do Império no Brasil, D. Pedro I enfrentou muitos focos de resistência e protagonizou situações públicas e privadas que agravaram a sua imagem perante os seus súditos. Os problemas que se avolumaram no Primeiro Reinado acabaram por culminar na abdicação do imperador em 1831.

Causas da Abdicação de D. Pedro I

Os problemas que o reinado de D. Pedro I apresentava eram de variadas ordens, a começar pela oscilação que o imperador (por ser herdeiro do trono português) mantinha entre os interesses brasileiros e portugueses. O exercício do Poder Moderador, que dava ao imperador força política para dissolver a Constituinte e nomear cargos vitalícios, também entrava em choque com a perspectiva política de lideranças liberais.

Perguntas interessantes