História, perguntado por Juh66622, 11 meses atrás

Quais os motivos que levaram os militares a retirar João Gulart do poder?​

Soluções para a tarefa

Respondido por tassito
2

Resposta:

Pois eles achavam que ele era de esquerda

Explicação:com o plano de fazer reformas agrária, os militares viram essa ideia como de extrema direita por isso deram o golpe

Respondido por kauan8medeiros
0

Explicação:

A cisão militar ocorrida durante esse episódio persistiu durante todo o governo de Jango. Setores nacionalistas das Forças Armadas, articulados ao movimento sindical e a setores da esquerda, apoiaram abertamente importantes iniciativas políticas de Goulart, tais como a defesa das "reformas de base" e a antecipação do plebiscito sobre o sistema de governo, previsto inicialmente para o início de 1965. Realizado em 6 de janeiro de 1963, o plebiscito restaurou o presidencialismo. Os generais mais ligados a Goulart tornaram-se informalmente conhecidos como "generais do povo".

No mesmo período, aumentou a politização de setores da baixa hierarquia das Forças Armadas – os "praças" (sargentos, cabos, soldados e marinheiros). Em 12 de setebrmo de 1963 estourou em Brasília uma rebelião liderada por sargentos da Aeronáutica e da Marinha, revoltados contra a decisão do STF de não reconhecer a elegibilidade dos sargentos para o Legislativo (princípio vigente na Constituição de 1946). Embora o movimento tenha sido facilmente controlado, a posição de neutralidade adotada por Goulart levantou suspeitas e temores entre setores politicamente conservadores e grande parte da alta e média oficialidade militar. Crescia a preocupação com a possibilidade de um eventual golpe de Estado de orientação esquerdista, baseado nas praças, e com a quebra dos princípios de hierarquia e disciplina vigentes nas Forças Armadas.

Perguntas interessantes