História, perguntado por lucaseliasgabriel201, 10 meses atrás

Quais os motivos do fracasso da capitania hereditária?

Soluções para a tarefa

Respondido por 2020uu
2

Resposta:

Por que as capitanias hereditárias fracassaram?

Escassez de capital necessário para a instalação de uma atividade econômica rentável;

A incapacidade de alguns donatários de atrair colonos;

Em alguns casos, a hostilidade dos povos indígenas em algumas regiões.


lucaseliasgabriel201: VALEU AI
Respondido por yasmimbelmont
1

Resposta:As capitanias hereditárias como forma de administração e colonização da América Portuguesa fracassaram. A existência delas no Brasil estendeu-se até o século XVIII, mas esse sistema, enquanto único existente no desenvolvimento da colonização do Brasil, foi rapidamente substituído por outro, que criou uma estrutura que centralizava o poder na colônia.

Isso resultou na criação do Governo-Geral, um sistema no qual era instituído um governo centralizado na colônia e que era administrado por uma autoridade máxima, chamada governador-geral. Para isso, a Coroa desfez a capitania da Baía de Todos os Santos e orientou o primeiro governador-geral a criar lá a primeira capital do Brasil. Assim, Tomé de Sousa fundou Salvador, em 1549.

O fracasso das capitanias está relacionado com múltiplos fatores. O primeiro deles é o isolamento, pois havia pouco contato entre as capitanias, e a comunicação com a Coroa era demorada. A falta de investimentos e recursos para desenvolver as capitanias e a inexperiência administrativa dos donatários foram outros fatores de relevância para o fracasso desse sistema.

Existiram casos em que o donatário nem se deu ao trabalho de ir para a sua capitania, como aconteceu com Antônio Cardoso de Barros, donatário da Capitania do Ceará. Outro fator importante no fracasso das capitanias foram os ataques indígenas, que, quando aconteciam, resultavam na morte de um grande número de pessoas.

Explicação: espero te ajudado

Perguntas interessantes