Geografia, perguntado por kamilesantiago13, 9 meses atrás

quais os motivos da guerra na Síria? e quais medidas poderiam ter sido tomadas para evitar os conflitos?

Soluções para a tarefa

Respondido por Di11y
15
Em princípio, a Guerra da Síria foi motivada pelo descontentamento de grande parte da população com o governo do ditador Bashar al-Assad, em 2011, quando ocorreram manifestações consideradas pacíficas.
Naquela época, o Oriente Médio atravessava uma onda de protestos que ficou conhecida como Primavera Árabe. No entanto, o governo sírio reprimiu duramente o movimento em seu território.
Isso gerou duas consequências importantes que originaram a guerra:
Primeiro: grupos de oposição ao governo resolveram partir para a luta armada, dando início a Guerra Civil na Síria e abrindo espaço para a proliferação da Al-Qaeda e do Estado Islâmico no país.
Segundo: tentando se aproveitar do caos, vários países começaram a interferir no conflito, apoiando ou atacando o governo sírio, conforme seus próprios interesses. Isso complicou a situação e fez com que a guerra se estendesse por ainda mais tempo.
É claro que isso parece um pouco confuso, afinal, que interesses são esses para tantos países se envolverem em um conflito interno da Síria? Para entender isso, é preciso separar os grupos, para verificar os objetivos de cada um. Temos quatro grupos principais envolvidos na Guerra da Síria, além de vários atores com interesses independentes, dos quais dois são mais importantes.
Grupo 1: governo sírio, Rússia e Irã
O objetivo do governo sírio é o mais fácil de entender: se manter no poder;
A Rússia é antiga aliada de Bashar al-Assad e também conta com o governo sírio para impedir a construção de gasodutos na região e, assim, manter seu monopólio de fornecimento de gás natural para a Europa, entre outros motivos;
O Irã tomou o partido do governo sírio mais recentemente, mas seu principal objetivo é fortalecer grupos armados daquele país, que se opõem a Israel.
Grupo 2: Rebeldes sírios e curdos
Pelo interior do país, vários grupos diferentes entraram no conflito, nem sempre lutando com os mesmos objetivos. Podemos dividi-los em dois:
Rebeldes civis de origem síria, que lutam ao lado de voluntários de várias partes do mundo árabe;
Rebeldes curdos, uma etnia que luta praticamente isolada no norte do país, por ter pouco apoio do exterior.
Grupo 3: al-Qaeda e Estado Islâmico
Radicais islâmicos que se infiltraram no conflito, tentando aproveitar o caos, para dominar a região e obter recursos para continuar sua luta particular contra o ocidente.
Grupo 4: Estados Unidos e aliados
Os americanos e seus aliados têm interesses muito diversificados, mas podemos citar alguns mais importantes:
Derrubar o governo sírio e substituí-lo por outro que seja mais “amigável” com o ocidente e menos com a Rússia;
Eliminar um dos governos que se opõe a construção de gasodutos e oleodutos americanos ou europeus na região;
Assegurar e manter a hegemonia militar americana e ocidental sobre o Oriente Médio, além de conter o radicalismo do Estado Islâmico.

raquelribeiro1601: muito bom o resumo dos motivos da guerra, mas quais medidas poderiam ter sido tomadas para evitar os conflitos?
Respondido por winederrn
0

São motivos que explicam a guerra interminável que acontece na Síria:

  • Descontentamento com o atual líder (Bashar al-Assad)
  • Falta de alimentos
  • Luta por democracia
  • Luta por Direitos Humanos

O território da Síria é frágil?

Do ponto de vista político, a Síria possui um território considerado frágil. Na prática, isso quer dizer que este país está propenso à saída da população e ataques de inimigos específicos (como os terroristas).

Por fim, vale destacar que os conflitos internos na Síria são responsáveis pela saída em massa da população (em busca de melhores condições de vida).

Aprenda mais sobre o tema guerra na Síria em:

https://brainly.com.br/tarefa/44615684

Mantenha-se focado(a) em seus estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes