História, perguntado por Bruna123Geek, 1 ano atrás

quais os motivos da crise do imperio romano?

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
20
Prezada Bruna,

Roma foi um dos impérios mais duradouros que já houve. Eles possuíam características que ainda hoje nos impressionam. Imagine, por exemplo, que as cidades recebiam águas trazidas de fontes puras distantes, das montanhas, que chegava através dos aquedutos às cidades. Os cidadãos mais importantes (e ricos) recebiam água encanada em casa. Os mais pobres podiam beber água nas diversas fontes da cidade, adornadas com belas estátuas.

Havia banheiros públicos, nos quais embaixo dos sanitários corria água que levava os dejetos para longe das cidades (saneamento básico, coisa que muitas cidades atuais não possuem). Além disso, havia as termas, locais com várias piscinas com diferentes temperaturas (escravos aqueciam a água nas temperaturas desejadas). Todos os cidadãos romanos podiam (e deviam) tomar banho, frequentemente, nas termas, havendo áreas diferentes para homens e outras para mulheres. Nesses espaços havia vendedores de alimentos e a possibilidade de discutir política, bem como outros assuntos.

Inclusive, havia o uso da energia hidráulica, a força dos rios, para movimentar engrenagens que moíam o trigo, auxiliando a fabricar o pão mais barato da Antiguidade. Imagine, ainda, que nos estádios se distribuía pão gratuitamente enquanto eram exibidos espetáculos extraordinários,  inclusive, eles enchiam o coliseu com água para realizarem batalhas com navios de verdade. A água era também rapidamente retirada para os espetáculos com os gladiadores, pessoas dos mais diferentes raças e povos, que lutavam contra animais trazidos de diferentes partes do mundo conhecido de então ou uns contra os outros.

Nas cidades que criavam ou nas regiões que conquistavam, eles desenvolviam cidades com infraestrutura semelhante à Roma, utilizando uma espécie de cimento, feito de cinzas vulcânicas e outros elementos. Havia uma extensa rede de estradas, que favoreciam o comércio, de modo que a capital do império Romano reunia a melhor engenharia, tecnologia, conhecimento, poesia. Muitos povos enviavam pessoas para estudarem em Roma e aprenderem um pouco do enorme conhecimento acumulado em Roma. Dentro do império, havia relativa paz, a Pax Romana, com base no forte exército e autoritarismo de Roma.

A partir do século III depois de Cristo, Roma apresentou diversos motivos que contribuíram para seu fim, como a grande extensão territorial do império, que abrangia vários povos e culturas. Nesse modo, chegou a tal tamanho que era muito difícil controlá-los e havia grandes problemas de logística. Outro problema estava que, dada às dimensões do império, com a ausência de novos territórios conquistados, já não era possível obter tantos escravos, que eram, em geral, prisioneiros de guerras. O trabalho escravo era a base da economia, diminuindo a capacidade de produção de alimentos e outros setores fundamentais.

Com o enfraquecimento econômico, já não era possível manter um exército forte, o que estimulou o interesse das tribos bárbaras em tomar o império. Os grande proprietários rurais, na ausência de escravos, passaram a arrendar suas terras para plebeus,
pequenos agricultores, escravos libertos em troca de trabalharem também nas terras destes fazendeiros. Isso diminuiu ainda mais o comércio dos produtos agrícolas, agora voltados mais para a subsistência.

Bons estudos!

Perguntas interessantes