quais os males da obesidade e sua relação com o S.U.S?
Soluções para a tarefa
Cuidar da obesidade não é um problema ligado apenas à estética, há também, associados, vários riscos para a saúde mesmo para aqueles que estão apenas um pouco acima do peso, o que significa que é importante reduzir e regular o seu peso sempre. Os problemas de saúde causados pelo excesso de peso incluem:
- Doenças do coração (inclusive o risco de acidente vascular cerebral): A doença cardíaca é possivelmente o problema de saúde mais comum, associado à obesidade, como a doença cardíaca coronariana – principal causa de morte no Reino Unido, que esta no topo da lista das causas de morte no mundo ocidental. Aqueles que estão acima do peso são propensos a ter pressão arterial elevada (Hipertensão arterial sistêmica) e níveis muito altos de colesterol no sangue e o excesso de peso pode também causar angina. A doença cardíaca é tratável nos dias de hoje e nem sempre leva à morte, mas perdendo peso você vai diminuir as chances de tal evento ocorrer.
- Doença da vesícula biliar (incluindo cálculos biliares)
- Artrite degenerativa e Gota: há também o risco de doenças articulares causadas pelo peso extra colocando pressão sobre as articulações (osteoartrose - afetando os quadris, costas e joelhos) ou devido ao aumento do ácido úrico no sangue (gota).
- Problemas respiratórios que podem afetar a respiração durante o sono (apnéia do sono)
- Diabetes: o excesso de peso também tem sido associada com a diabetes, em particular a diabetes tipo 2, tendo, o portador da patologia, duas vezes mais probabilidade de desenvolver a condição do que aqueles que não o são.
- Doença da vesícula biliar e cálculos biliares, que também estão ligados à obesidade.
- Lesões de ossos e articulações
- Colecistite calculosa
- Varizes e úlceras varicosas
- Hemorróidas
- Dispnéia (falta de ar) e cansaço
- Ronco
- AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Câncer de ovário, mama, útero, próstata, vesícula biliar e cólon
Em geral, há um aumento da mortalidade associada com a obesidade, pois é a causa principal de mortes evitáveis em todo o mundo. A obesidade não precisa durar para sempre, basta que a pessoa aprenda a se alimentar corretamente - consulte um nutricionista. A reeducação alimentar é a melhor solução e, se associada ao hábito de praticar exercícios (após avaliação médica), pode-se obter resultados muito satisfatórios!