Biologia, perguntado por tntguizinzin, 10 meses atrás

quais os maleficios do sal

Soluções para a tarefa

Respondido por Paty755
3

Resposta:

Hipertensão. ...

Problemas nos rins. ...

Osteoporose, perda de paladar e doenças autoimunes. ...

Envelhecimento. ...

Taxa de mortalidade.

Explicação:

Hipertensão

Segundo o estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2012, praticamente um quarto dos brasileiros (24,3%) é hipertenso. Fábio Cardoso, especialista em Medicina Preventiva, explica que o sódio em excesso aumenta a capacidade sanguínea de "puxar" líquidos dos tecidos para o sangue. "O organismo, numa tentativa de preservar o equilíbrio e normalizar a falta de água nas células, aumenta a pressão arterial para tentar 'irrigar' melhor os tecidos". Eduardo Fávero explica que a hipertensão deve ser atestada por um cardiologista. "Na maioria das vezes o controle no consumo de sal é suficiente para reverter os malefícios, porém, após muitos anos de pressão alta já há lesões irreversíveis em alguns órgãos".

Problemas nos rins

Quando o consumo de sódio é muito alto, o rim – responsável por excretar a substância - pode ficar comprometido. "O rim tem uma capacidade limitada para filtrar e excretar o sal. A hipertensão é uma das principais causas de doença renal crônica. Além disso, ingerir muito sal aumenta os riscos de cálculo renal", diz Fábio.

Osteoporose, perda de paladar e doenças autoimunes

De acordo com o especialista em medicina preventiva, "novas pesquisas demonstraram que o sal não somente regula os fluídos corporais e a pressão arterial, mas também afeta o sistema imunológico e a formação e dissolução óssea, além de alterar o paladar".

Envelhecimento

A desidratação celular provocada pelo excesso de sódio é um "tiro no pé para qualquer célula", segundo Fábio. Ela deixa o metabolismo celular mais lento, até que, eventualmente, ela morre. E isso pode gerar o envelhecimento precoce.

Taxa de mortalidade

De acordo com Fábio Cardoso, uma recente pesquisa publicada no New England Journal of Medicine mostrou que o consumo exagerado de sal aumenta a taxa de mortalidade. "Diminuindo meia colherzinha de chá de sal por dia, aconteceriam 92 mil mortes a menos por ano nos Estados Unidos". Então, mudar este hábito pode fazer muita diferença. Cuidado com sal, temperos prontos, molhos, congelados, doces industrializados, embutidos e churrascos para não salgar, também, seus planos de viver saudável.

Perguntas interessantes