quais os jogos que possibilitam o desenvolvimento da linguagem oral?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Exemplos de Jogos :
Leitura de historinhas
Ler histórias para a criança é uma forma de brincar com palavras e figuras e também proporciona uma atividade prazerosa, desenvolvendo a imaginação. Deve-se observar principalmente a entonação utilizada e como se dá ênfase a determinadas palavras, para que a criança possa compreender o significado delas.
Reler as histórias e complementar com gestos engraçados ajuda a criança a entender e se envolver, na medida em que as palavras são intensificadas e exploradas repetidamente, gradualmente vão criando significados. As crianças avançam no discurso falado (linguagem interativa).
Segundo Negrini (1994), os primeiros contatos das crianças com os livros e os materiais impressos são de extrema importância para elas, mas ainda mais importante é como os professores conversam com a criança sobre a leitura e como isso é interpretado por ela.
Bingo de palavras
Nesse jogo o educador escolhe uma música, retira algumas palavras da letra dessa música, prepara várias cartelas usando estas palavras e algumas que não existem na música. Em seguida distribui as cartelas para os alunos e coloca a música para tocar.
À medida que a música vai tocando eles vão observando as palavras e marcando na sua cartela, ganha quem marcar mais palavras.
É divertido e ajuda o educador a observar qual a criança que está com dificuldades no processo de leitura e escrita.
Escravos de Jó
Existe uma brincadeira popular com o mesmo nome dessa atividade, porém aqui temos o objetivo de usar o alfabeto e as palavras, e ainda trabalhar a capacidade de atenção e concentração dos alunos.
Divide-se a turma em grupos, formam-se círculos, cada participante fica com uma letra do alfabeto (Você pode confeccionar as letras de papelão, EVA, madeira ou plástico). Começam a cantar a letra da música acompanhando o movimento:
Escravos de Jó jogavam cachangá; (vai passando a letra para o colega que está a sua direita).
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar; (levanta e abaixa a sua letra na sua frente na mesa).
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá; (passando sua letra para o outro da direita, na hora de repetir passa a letra no sentido contrário esquerdo).
(Refrão que repete duas vezes)
Quando termina a música, cada aluno mostra qual a letra do alfabeto que ficou e escreve em uma tabelinha já reservada, uma palavra que comece com aquela letra. Pode ser jogado até que não haja mais interesse por parte dos alunos
Boliche das palavras
Parecido com um boliche normal, porém são utilizadas garrafas pet com areia até o meio, onde são coladas letras, sílabas ou palavras a serem trabalhadas. Um aluno de cada vez tenta derrubar as garrafas do boliche (utilizar acima de 06 garrafas).
As garrafas derrubadas devem ser analisadas dependendo da forma escolhida para brincar:
a) se for boliche com letras nas garrafas, colocar um número abaixo de cada letra, indicando pontuação: o aluno pode dizer palavras que possam ser formadas com as letras das garrafas derrubadas; em seguida anotam-se os pontos somados com a palavra escolhida, não importa se sobrarem letras, porém as letras que sobram não contam pontos. (ganha quem obter mais pontos na final);
b) se for boliche com sílabas nas garrafas: o aluno pode dizer palavras que contenham as sílabas;
c) se for boliche com palavras nas garrafas: o aluno pode dizer frases com as palavras (isso se ele derrubar mais do que uma garrafa).
O aluno também poderá escrever as palavras que falou no jogo, e assim terá a oportunidade de exercitar a sua escrita.