Ed. Física, perguntado por fabiola8764, 8 meses atrás

quais os jogos e bribcadeiras de origens indígenas?​


vrcmariah: Peteca.
vrcmariah: Cabo de gerra
fabiola8764: obg
vrcmariah: De nada

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Olá

Ficou evidenciado que a maioria dos não sabiam que eles jogos e brincadeiras eram oriundas de povos indígenas brasileiros e que muitas dessas brincadeiras foram praticadas em nossa infância ,

Como a : peteca, pião, vida (também conhecida como queimada), cabo de força (também conhecida como cabo de guerra), cama de gato...

Espero ter ajudado


fabiola8764: Obg ajudou muito
Respondido por natisantosv2
0

Resposta:

1Arco e Flecha  :Essa é comumente conhecida entre as crianças e adultos. Coloca-se o alvo geralmente na parede. O objetivo dessa brincadeira é acertar o alvo em cheio ou em um ponto mais próximo possível. 2Tobdaé  :Trata-se de um jogo com origem das tribos indígenas, como entre os Xavantes, do Mato Grosso. Similar a tradicional brincadeira de queimada, mas essa, se joga em duplas, e, ao invés de uma bola, usam-se petecas. Com algumas petecas para cada participante (podem ser umas três, ou usar a mesma várias vezes), uma deve atingir a outra, ao mesmo tempo em que tenta desviar dos lances do adversário. Quem for “queimado”, é eliminado  da brincadeira. 3Briga de Galo  :Nessa brincadeira, duas crianças por vez devem ficar em uma perna só, paradas e com os braços cruzados. O objetivo é fazer com que sua dupla coloque o outro pé no chão através do empurra empurra dos ombros apenas. Quem perder o equilíbrio e colocar o outro pé no chão sai da brincadeira. 4Adugo ou Jogo da Onça  :Sendo conhecido na tribo Bororo na região do Pantanal, Mato Grosso, neste jogo, define-se os participantes como onça ou cães. O objetivo é a onça tentar capturar pelo menos cinco cães para bloquear o jogo, no qual o empate é uma vitória para a onça. A onça-pintada move-se primeiro e alterna as voltas daí em diante, tenta capturar os cães pelo salto curto. 5Melancia ou woratchia :Para executar a atividade, um grupo de crianças representará a melancia. Eles devem ficar agachados, com a cabeça baixa, e espalhados pelo terreno. Um deles será o dono da plantação que fica cuidando, com dois “cachorros”, para que o outro grupo, que representa os ladões, não roube suas frutas. Os ladrões batem com os dedos na cabeça das “melancias” para saber quais estão maduras. Quando se deparam com as boas, devem colocá-las em um saco e sair correndo. Nesse momento, os “cachorros” correm atrás para evitar o roubo. Vence o grupo que, ao final de vários ataques, tiver o maior número de participantes. 6Arranca Mandioca  :Advinda de algumas tribos indígenas, essa brincadeira consiste na seguinte atividade: Uma criança abraça primeiro com força um tronco de árvore, em seguida as outras crianças vão uma a uma se abraçando a essa criança. Outra criança deve ser escolhida com a coletora de mandiocas da vez e deverá puxar a última criança da fila e tentar fazê-la se soltar da fila. Pode-se fazer cócegas para ajudar a soltar as crianças. Cada criança que se solta deve ajudar o coletor da vez a ir arrancando as próximas ‘mandiocas’ uma a uma. 7Peteca :Essa é uma brincadeira famosa de origem indígena. Os participantes ficam em círculo para jogar em grupo ou um de frente para o outro no caso de apenas dois jogadores. A peteca deve ser lançada de um participante para a outro batendo no fundo dela com a palma da mão, como um jogo de lançar bolas. Aquele que deixar a peteca cair é eliminado da brincadeira. 8Cabo de Guerra  :Brincadeira comum entre as crianças, o chamado O ‘Cabo de Guerra’ é uma competição indígena muito simples. Deve-se ter apenas uma corda reforçada e um punhado de crianças ou adultos que forem participar da brincadeira. Os participantes devem ser divididas em dois grupos com o mesmo número de integrantes, um grupo vai puxar a corda para um lado e o outro grupo vai puxar para o lado oposto. Vence o grupo que puxar mais forte, com isso a corda vem pro lado campeão. 9Corrida do Saci  :Primeiramente, deve-se traçar uma linha na terra ou quadra para definir o local de largada e outra para o ponto de chegada. Os participantes deverão correr em um pé só, como um saci, até a linha de chegada, quem conseguir primeiro vence a brincadeira. 10Sol e Lua :Para realizar essa brincadeira é necessário ter, no mínimo, seis participantes. Dois deles são escolhidos para representar o sol e a lua. Os demais devem formar uma fila segurando na cintura da criança que está na frente. O sol e a lua, de mãos dadas, fazem uma espécie de “ponte”. Cantando, os participantes passam sob a ponte diversas vezes. O sol e a lua prendem o último ou os dois últimos da fila e perguntam se desejam ficar atrás do sol ou da lua. Escolhido o lado, a criança deve se posicionar atrás de um dos dois. Depois que todos da fila são presos, dois times estarão formados. Lado a lado, ambas as colunas se puxam, cada participante de braço dado ao que está do seu lado. Quanto um time consegue desarticular ou quebrar membros do outro, marca um ponto. Vence o grupo que somar a maior pontuação. 11Toloi Kunhugu ou Gavião e Passarinhos  :Para realizar essa brincadeira, deve-se desenhar uma árvore bem grande com vários galhos de acordo com o número de participantes presentes, no qual um será o gavião da vez e as outras os passarinhos que precisam defender seus ninhos. Inicia-se da seguinte forma: O gavião sai à caça dos passarinhos,... 12Fubeca ou Bolinha de Gude  :... 13Cabas-Maë :. ..(pesquisa o resto, não deu pra por)

Explicação:

Perguntas interessantes