Quais os interesses e atitudes dos chamados sans-culottes e do campesinato no processo revolucionário?
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Objetivos gerais: fim do feudalismo (abolição da servidão e dos privilégios feudais = igualdade civil) e do absolutismo (participação do povo nas decisões do governo). Os sans-culottes (trabalhadores urbanos) queriam por exemplo o tabelamento de preços e salários e o direito de se organizar em sindicatos e poder fazer greve, enquanto os camponeses desejavam a reforma agrária. Eles apoiaram os deputados do Terceiro Estado contra a repressão do rei: os sans-culottes invadiram a prisão da Bastilha (marcando o início da Revolução) e os camponeses se revoltaram contra a nobreza agrária, assim a revolução ganhou força e se espalhou rapidamente por todo o país. A mobilização deles conduziu os Jacobinos ao poder, conduzindo a Revolução Francesa a fase mais radical (medidas populares), mas o excesso de violência fez os sans-culottes e os camponeses retirarem seu apoio aos Jacobinos. A burguesia aproveitou para derrubar os Jacobinos e voltar ao poder, anulando grande parte das medidas populares.
Respondido por
14
Resposta:
Os sans-culottes representavam vários setores sociais médios e pobres da Paris revolucionária. Desde o início da Revolução Francesa, tiveram um papel de destaque em sua promoção e defesa. Tornaram-se a principal força política de apoio a Robespierre durante o período do Terror. Foram os motores de todas as transformações mais radicais no plano político e social da Revolução.
Os camponeses, após terem apoiado a destruição do sistema senhorial no campo, abalando toda a estrutura do Antigo Regime, cumpriram um papel oscilante nas outras fases da Revolução. Muitas regiões do campo francês tiveram o apoio da aristocracia e do alto clero na revolta da Vendeia. Foram os camponeses que deram apoio ao regime encabeçado por Napoleão.
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás