quais os interesses de Santo Algostinho e são Tomás de Aquino?
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Santo Agostinho
Santo Agostinho (354-430) foi um teólogo e filósofo do direito canônico.
Para Agostinho, primeiro defina as coisas certas e, em seguida, defina as coisas certas. Desse modo, sem justiça, não há direito e o Estado não. Segundo ele, as leis existem por causa da religião. A justiça será a lei de Deus e a verdadeira justiça só pode ser encontrada na cidade de Deus. Portanto, a lei natural vem principalmente da lei sagrada.
Agostinho foi fortemente influenciado pelo dualismo de Platão, que dividia o mundo do pensamento e o mundo dos sentidos. Ele mudou a teoria de Platão para adaptá-la à religião: o mundo ideal seria o mundo de Deus (a cidade de Deus), e o mundo das coisas seria o mundo da humanidade. Ele acredita que embora seja impossível encontrar a verdadeira justiça no mundo, as leis nacionais devem ser cumpridas porque refletem as leis sagradas que os humanos podem fazer. Ele é um defensor da combinação de fé e razão, pois somente a coleção desses dois seres pode levar a humanidade à verdade absoluta.
- São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino (1225-1274) também foi um teólogo e filósofo do direito canônico.
Durante este período, a doutrina e o corpus civil de Aristóteles foram redescobertos, e as leis e a jurisprudência foram estabelecidas sob as ordens do imperador romano Justiniano I (482-565). Santo Tomás de Aquino tentou reconciliar o pensamento greco-romano redescoberto e a tradição cristã. Tomás de Aquino também foi aluno do pensamento de Santo Agostinho, pois acreditava que o direito podia ser descoberto e criado por meio da razão (o que era inovador na época, quando se pensava que o direito vinha de inspiração divina). Ele foi influenciado pelos pensamentos de Aristóteles sobre a lei natural.
Tomás de Aquino acreditava que havia uma ordem natural, que era divina, e dava origem a lex aeterna, ou leis da natureza. Ele acreditava que as leis seguiam a seguinte ordem de classificação:
- Lei eterna ou divina;
- Lei natural, aquela que ordena os acontecimentos;
- Lei humana ou positivada, que deriva das leis precedentes.
- Para Tomás de Aquino, se a lei humana que estiver em contradição com as leis divinas e naturais, estará corrompida
Explicação:
A filosofia da Idade Média corresponde à Idade Média. A Idade Média começou no século V, quando Hércules ocupou o Império Romano. O século só começou quando os turcos otomanos ocuparam Constantinopla no século XV. Às vezes, a Idade Média é descrita como o período "escuro", que é um estágio intermediário entre os tempos antigos e modernos, durante o qual não há produção de conhecimento relevante até a chegada do Iluminismo ou da "Era da Luz".
Resposta :
Tanto Santo Agostinho como Santo Tomás de Aquino afirmam que Deus, sendo eterno, transcendente, todo bondade e todo sabedoria, criou a matéria do nada e, depois, tudo o que existe no universo. Para Santo Agostinho, as idéias ou formas estavam no Espírito de Deus. Santo Tomás de Aquino acrescenta a noção dos universais em seus raciocínios. Dizia que Deus é a causa da matéria e dos universais. Além disso, Deus está continuamente criando o mundo ao unir universais e matéria para produzir novos objetos.