quais os impactos das leis Eusebio de Queiroz
Soluções para a tarefa
O impacto do fim do tráfico atlântico no Brasil é evidente. A partir de então verbas excedentes passam a ser utilizadas na própria estrutura interna, como abordam Lilia Schwarcz e Heloisa Starling:
“Assim, encerrado o tráfico, uma massa de recursos surgiu da noite para o dia, como num passe de mágica, A saída para o Estado foi investir na infraestrutura do país, e acima de tudo na área dos transportes ferroviários. Para dar uma ideia, de 1854 a 1858 foram construídas as primeiras linhas telegráficas e de navegação e as primeiras estradas de ferro, a iluminação a gás chegou às cidades, e o número de escolas e de estabelecimentos de instrução começou a crescer.”
Mesmo com todos investimentos em infraestrutura acima citados a questão do tráfico continuava a ser uma tensão no país. Com o fim do comércio atlântico de sujeitos escravizados houve um aumento do tráfico interno, notadamente concentrado nas regiões do Rio de Janeiro e São Paulo, onde estavam presentes as maiores lavouras de café – o principal produto produzido no país.