Quais os impactos ambientais mais evidentes causados na produção e descarte de resíduos plásticos?
Soluções para a tarefa
Os impactos ambientais mais evidentes por conta do descarte irregular de plásticos nos oceanos mostram-se na poluição marinha, de forma que são capazes de altera completamente o ecossistema marinho.
Isso se deve ao fato de que estes elementos apresentam uma meia-vida alta, de forma que não são facilmente degradáveis, além de poderem se acumular no organismo de diversos seres vivos, reduzindo a fauna e flora locais.
Resposta:
Explicação:
O descarte incorreto de resíduos plásticos no ambiente tem consequências desastrosas na vida marinha.
O primeiro perigo é que muitos animais marinhos, como aves, focas, golfinhos ou tartarugas, ficam presos ou se sufocam no lixo flutuante, podendo ocasionar danos severos e até a morte.
Já as tartarugas não conseguem diferenciar uma água-viva de uma sacola de plástico. Quando a tartaruga come o plástico, ela sente uma falsa sensação de saciedade e, com o estômago já cheio, elas ficam incapazes de comer outros alimentos, o que ocasiona sua morte por desnutrição.
Por fim, com a luz solar e o movimento das ondas, o plástico se fragmenta em minúsculas partículas, chamadas de microplásticos (menor do que 0,5 cm). Estes podem absorver contaminantes químicos, como pesticidas ou resíduos farmacêuticos presentes na água, e quando ingeridos podem ser extremamente tóxicos e perigosos.