Geografia, perguntado por alana2512, 1 ano atrás

Quais os idiomas deixados pelos colonizadores e que hoje são linguas oficiais?

Soluções para a tarefa

Respondido por Carliinhoskkj
8
Boa noite,

com certeza são, inglês, Português, e Espanhol
Respondido por felipeapimenta1
5

O espanhol

Em 14 de janeiro de 2013, o Instituto Cervantes apresentava o informe Anuário 2012. O espanhol no mundo, que contém várias seções e temas de estudo sobre a situação mundial do espanhol. Uma parte importante do Anuário é dedicada à necessária promoção desta língua na região Ásia-Pacífico. A seção 1. O espanhol, uma língua viva, (2012) nos mostra a importância que o espanhol tem: “Com cerca de 500 milhões de falantes, a língua espanhola é hoje, depois do chinês, a segunda língua do mundo por número de usuários. E é o segundo idioma de comunicação internacional, atrás do inglês. Dentro de três ou quatro gerações, 10% da população mundial se entenderá em espanhol. Os Estados Unidos será o país com maior volume de população hispanofalante do planeta, na frente do México.”

O espanhol, a segunda língua mais falada do mundo.

América Latina será a região do mundo com maior número de pessoas que utilizam o espanhol como língua  principal, com quase 400 milhões de pessoas. Assim se distribui o mundo hispanofalante na Espanha e América Latina. 19 países do mundo americano têm o espanhol como língua oficial. México está liderando com mais 112 milhões de pessoas. Os dados foram retirados do próprio relatório do Instituto Cervantes:

No Brasil, o espanhol é falado de forma habitual por 460.000 pessoas e se tem conhecimento ainda que não seja a língua habitual de 12 milhões de pessoas. É a língua não oficial mais importante e facilita as relações econômicas do Brasil com os países do Mercosul. A Lei do espanhol aprovada em 2005, o oferece como primeira língua estrangeira de ensino nos colégios do país. Em muitas cidades fronteiriças, especialmente com Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, fala-se uma língua mista chamada “portunhol”.

Além do Mercosul, o Brasil tem como principais sócios comerciais da China e Estados Unidos. Levando em conta que o Brasil é atualmente a primeira potência econômica da região, o português é a outra língua importante para a América Latina, que convém conhecer e estudar.

O português

O português tem atualmente mais de 280 milhões de falantes. Atualmente é a língua principal de Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Oriental, todos eles países que formam a Comunidade de Países da Língua Portuguesa CPLP. É a quinta língua materna mais falada.

Sua chegada à América Latina aconteceu no final do século XV e estabeleceu-se como língua oficial do Brasil em 1654. Em 2010, a população latino-americana que tinha o português como primeira língua era mais de 190 milhões de pessoas (Brasil) e seu estudo é obrigatório no Uruguai e na Argentina. Ademais, é falada principalmente nas populações fronteiriças com Brasil: Bolívia, Paraguai, Uruguai, Venezuela.

Assim como o espanhol, a língua portuguesa se estabeleceu cedo na região Ásia-Pacífico, com a expedição de Vasco da Gama em 1498, que chega a Calicut e a Goa (Índia), por isso, ainda possui uma pequena quantidade de falantes em Macao e em Goa; e também é falado em sua forma “criolizada”, em alguns setores da Índia, Siri Lanka, Malásia e Indonésia.

O português é uma importante língua para a extensão do comércio chinês, não só no Brasil, mas em territórios africanos nos quais a China pode ter interesse, como Angola ou Moçambique. De acordo com Bloomberg, é a 6ª língua mais importante para os negócios.

Tal e qual se diz no documento do Real Instituto Elcano, O valor econômico do português: língua de conhecimento com influência global (ARI), “É possível identificar um conjunto de cenários e atores nos quais o português pode ser, efetivamente, uma língua de conhecimento com potencial econômico, tanto nos diferentes países que compartilham a língua como idioma oficial, como no mercado global:

Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): o português pode servir de ponte com a Europa, Brasil e Ásia, podendo gerar conhecimento para o capital social dos países desenvolvidos e os investidoresBrasil e Angola: dois mercados atualmente muito atraentes para o investimento estrangeiroPortugal: apesar de sua menor dimensão, poderá ser um intermediário decisivo entre Europa, América do Sul, África e Ásia (China, Macao, Goa”)
Perguntas interessantes