Direito, perguntado por jessinonetto, 11 meses atrás

- Quais os Fundamentos da Segurança Patrimonial?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mimnatalina
1

Resposta:

Prevenir e neutralizar ações sobre as pessoas que possam comprometer a segurança da organização; Reduzir os riscos de erros humanos e crimes contra o patrimônio (furto, roubo, apropriação indébita, fraude) ou uso não apropriado dos ativos da organização. espero ter ajudado


jessinonetto: obgd!!
Respondido por coronavirusDOBEM
1

Objetivo segurança patrimonial

Prevenir e neutralizar ações sobre as pessoas que possam comprometer a segurança da organização; Reduzir os riscos de erros humanos e crimes contra o patrimônio (furto, roubo, apropriação indébita, fraude) ou uso não apropriado dos ativos da organização.

O que é segurança patrimonial?

A segurança patrimonial é o conjunto de medidas de prevenção para evitar ou reduzir perdas patrimoniais de uma determinada organização. Consideramos como organizações as empresas e instituições, assim como os condomínios e as residências.

Cabe ressaltar que essas medidas devem ser pensadas de maneira integrada, para assegurar que uma influencie a outra positivamente. É preciso garantir, por exemplo, que se tenha um sistema antifurtos integrado a um bom controle de portaria, de forma a abranger toda a estrutura a ser protegida.

A segurança patrimonial protege, então, todos os interesses da organização no que se refere aos recursos financeiros existentes, a seu patrimônio físico (representado por instalações, estoques, equipamentos, veículos e assim por diante) e também a seus recursos humanos.

Com isso em mente, é possível identificar facilmente o grau de importância que ela assume em qualquer circunstância, não concorda? Em algumas situações, essa importância pode até representar a garantia de que a organização cumprirá as funções para as quais foi instituída. Acompanhe o próximo tópico para saber mais!

Qual a importância da segurança patrimonial?

Além de preservar os valores mais evidentes de qualquer organização, representados tanto pelas pessoas quanto pelos bens materiais, a segurança patrimonial pode até garantir a continuidade dos processos em alguns segmentos empresariais. E esse fator a torna essencial, inclusive do ponto de vista da estratégia produtiva.

Já pensou, por exemplo, se ocorre um incêndio de grandes proporções ou se diversos veículos são furtados em uma transportadora? Essas fatalidades podem não só prejudicar como até mesmo paralisar as atividades do negócio, além de afetar a credibilidade da organização! E tudo isso pode ser evitado com a implementação de um sistema de segurança bem dimensionado.

Em tantos outros casos, a segurança patrimonial pode ser essencial para viabilizar a própria existência do negócio. Casas de câmbio, que lidam com dinheiro vivo a todo momento, fábricas de joias, joalheria e empresas de equipamentos de tecnologia são alguns desses tipos de empresas que não podem prescindir da adoção de medidas de segurança patrimonial. Surge, então, a necessidade de se pensar nesses quesitos desde o início do projeto de implantação do ponto comercial.

Todo bom sistema de segurança patrimonial deverá cumprir funções gerais de prevenção para que possa ser aplicado a qualquer organização. Contudo, algumas funções podem ser mais relevantes para um ou outro caso, avaliação que deve ser feita antes da implantação.

É preciso observar as particularidades de cada situação, analisando os riscos e a necessidade de prevenção contra as seguintes possibilidades:

Incêndios;

Furtos internos e externos;

Assaltos;

Atos de espionagem e concorrência desleal;

Violação de sistemas informatizados;

Atos de terrorismo;

Sabotagens e paralisações intencionais de processos;

Chantagens;

Greves violentas;

Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho;

Epidemias e contaminações coletivas;

Acidentes, explosões e desabamentos;

Sequestros de dirigentes (ou de seus familiares).

Perguntas interessantes