Quais os fenótipos esperados no cruzamento entre um coelho himalaia heterozigoto e um aguti homozigoto? *
50% himalaia e 50% albino
100% albino
75% himalaia e 25% selvagem
100 % aguti ou selvagem
Soluções para a tarefa
Explicação:
01. (UEPG) A cor da pelagem dos coelhos é controlada por uma série alélica (polialelismo) com a seguinte ordem de dominância para os alelos: C>cch>ch>c. O alelo C determina fenótipo selvagem; cch determina fenótipo chinchila; ch determina fenótipo himalaio e; c determina fenótipo albino. A tabela abaixo apresenta cruzamentos realizados por um criador para a cor da pelagem em coelhos. Com base nos resultados dos cruzamentos, ajude o criador a descobrir os genótipos dos animais assinalando o que for correto.
01. No primeiro cruzamento, os indivíduos da geração 1 (F1) possuem genótipo heterozigoto cchc . Por sua vez, o macho do primeiro cruzamento (chinchila) possui genótipo homozigoto cchcch e a fêmea albina possui genótipo homozigoto cc.
02. O genótipo da fêmea do segundo cruzamento (himalaio) é homozigoto chch.
04. O criador pode gerar animais de genótipo homozigoto para fenótipo selvagem ao cruzar o macho do cruzamento 2 com a fêmea do cruzamento 1.
08. O criador pode obter gerações 100% de fenótipo albino se cruzar a fêmea do cruzamento 1 com o macho do cruzamento 4.
16. No terceiro cruzamento, o macho (chinchila) é heterozigoto cchc e a fêmea (himalaio) é heterozigota chc.
Soma das alternativas corretas:
02. (FCM-PB) Considerando apenas dois pares de genes em heterozigose localizados em cromossomos não homólogos de um organismo diploide (DdEe). Quais os tipos de gametas podem ser formados e em qual proporção?
a) DD, Dd, EE, Ee. Proporção 1:1:1:1.
b) DE, De, dE, de. Proporção 1:1:1:1.
c) DE, de. Proporção 50%: 50%.
d) DD, EE, DE, ED. Proporção 25%:25%:25%:25%.
e) De, dE, de. Proporção 75%: 25%.
03. (MACK) Uma mulher canhota, com visão normal para cores, cujo pai era daltônico, casa-se com um homem daltônico e destro, filho de mãe canhota. Sabendo que o uso da mão esquerda é condicionado por um gene autossômico recessivo, a probabilidade de esse casal ter uma filha heterozigota para os dois genes é de:
a) 1/2.
b) 1.
c) 1/4.
d) 1/8.
e) 1/6.