História, perguntado por stevevilardeavila, 8 meses atrás

Quais os fatores que levaram ao rompimento de Dom Pedro Segundo com o Clero? Preciso Urgentemente!

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrolasalle
0

Bom, a situação que ocorrera na década de 1870, que envolveu o Imperador Pedro II, a Maçonaria e a Igreja Católica.

Acontece que a Constituição outorgada de 1824 prevê o poder do ''padroado'' ao Imperador que significa que basicamente o Imperador tem a escolha de acatar ou NÃO as bulas papais vindas de Roma.

O Papa Pio IX decretou que estava proibido o casamento de maçons na Igreja Católica (a Igreja via e ainda vê a Maçonaria ligada a movimentos revolucionários, por isso esse embate). Contrário a esta bula e revestido pelos poderes constitucionais do Padroado, o Imperador não aprovou a decisão do Vaticano e a revogou.

O que se sucedeu em seguida foi que o Bispo de Olinda, Dom Vital de Oliveira, estava se recusando a casar maçons em sua Igreja; Pedro então prendeu o bispo e condenou-o a trabalhos forçados.

A atitude de Pedro foi malvista pela Igreja, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, e fez Pedro perder o apoio da mesma. O Imperador tentou remediar a situação chamando o ''1001 utilidades'' Duque de Caxias para sanar a crise, Caxias conseguiu solucioná-la, porém a aliança do Império do Brasil com a Igreja Católica ficara muito desgastada

Espero ter ajudado, abraços!

*Edit: A situação ficou conhecida como ''Questão Religiosa''

Perguntas interessantes