Quais os fatores que dificultam o acesso á cultura?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema“A falta de acesso à cultura na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
O ser humano é essencialmente cultural. Ele nasce, vive e morre imerso em uma determinada cultura, com seus modos de vida, língua, rituais, instituições, conhecimento e valores próprios. Por isso, ele vê o mundo a partir de sua própria cultura. Dentro desse tecido cultural em que vivemos e nos desenvolvemos, podemos fazer um recorte específico da cultura, igualmente importante para que nos tornemos seres humanos completos: as artes. Independentemente de serem artes populares, como o cordel, a música popular, o repente, a dança de salão, a escultura na areia ou artes eruditas como a música clássica, as artes visuais, a literatura, o teatro, o cinema, vídeo-arte.
As artes, por não se dirigirem à razão, mas à sensibilidade, comportam várias interpretações, agregando significados à medida em que são desvendadas por olhares diferentes.
De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, os 10% mais ricos do Brasil são responsáveis por cerca de 40% de todo o consumo cultural no país. Além disso, as regiões metropolitanas concentram 41% desse consumo. Segundo o IBGE, apenas 0,2% do gasto público do país foi aplicado no setor cultural em 2005. Ou seja, de cada R$ 1 milhão de recursos públicos gastos no país, somente R$ 2 mil são investidos na área cultural. O Rio Grande do Sul ocupa a vexatória condição de figurar entre os estados que mais reduziram os gastos em cultura em 2005, ao lado de Maranhão, Paraíba e Alagoas. O estudo Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2003-2005 mostra que os estados com maior participação nos gastos, em 2005, no setor foram São Paulo (28,6%) e Bahia (10,1%), embora tenham se mantido praticamente na mesma posição de 2003. Em 2005, diz o IBGE, somente 266 municípios (4,8% do total) respondiam por mais da metade (55,1%) dos gastos com cultura no país.
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás