História, perguntado por scha1, 11 meses atrás

Quais os fatores que contribuíram para a expansão do café no Vale do Paraíba?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5

A expansão do cultivo do café no Brasil teve como ponto forte a região conhecida como Vale do Paraíba, que se localiza entre o leste paulista e o oeste do Estado do Rio de Janeiro. Essa região possuía boas condições geográficas, clima adequado e regularidade das chuvas, sendo tais aspectos de fundamental importância no cultivo do café.

O vale do Paraíba também possuía outro bom aspecto para o sucesso do plantio do café, a facilidade no escoamento da produção das lavouras.

No entanto cabem aqui alguns esclarecimentos sobre o cultivo do café: ao contrario da Cana de Açúcar, que necessitava de uma grande infra-estrutura – engenhos – o café, no entanto não precisava de grandes investimentos.

Nos seus primórdios, dependia apenas de uma boa terra e de mão-de-obra, que a principio continuava sendo a escrava. As lavouras de café nesse momento ainda não haviam substituído a mão-de-obra escrava por trabalhadores livres e/ou assalariados. Isto só viria ocorrer de forma paulatina.

Entre 1830 e 1880 o café do Vale do Paraíba era exportado para Europa sem nenhuma concorrência. O velho continente se tornou o grande mercado comprador, e os recursos adquiridos com a comercialização do café ajudaram a estabilizar a economia do Império, e lançar as bases da sua modernização com estradas de ferro, cidades iluminadas com energia elétrica, etc.

Devido a uma exploração predatória, a fertilidade do solo do Vale do Paraíba se esgotou e em conseqüência disso as lavouras de café entraram em declínio. Entretanto, a riqueza produzida pelo café não modificou a disparidade social existente no Brasil herdada do período colonial, apenas serviu como base para o surgimento de uma nova elite, os chamados barões do café, que seriam importantíssimos na política nacional.

Perguntas interessantes