Quais os fatores impulsionaram o comércio durante a Pax Romana ?
Soluções para a tarefa
Resposta:A Pax Romana é um grande período de paz e prosperidade que existiu no Império Romano de 27 a.C até o ano 180 d.C e foi importante na manutenção do poder romano sobre as regiões que havia conquistado. O termo que está em latim – idioma oficial de Roma – significa “Paz Romana” e foi aplicado sobre todos os territórios que estavam sob o controle desse grande império.
Surgimento da Pax Romana
Com o início do reinado de Augusto César em 27 a.C., um período de turbulência social e política em Roma que abalou a estabilidade do Império foi encerrado. Brigas pelo poder, golpes políticos, conspirações, assassinatos e rebeliões de escravos foram parte do turbulento final da República Romana. Além dessa questão interna, Roma controlava uma vastidão de territórios habitados por diferentes povos das mais variadas culturas – e que, muitas vezes, eram hostis à presença romana.
A Pax Romana foi, ao mesmo tempo, uma forma de garantir a produtividade da economia romana e de controlar as regiões conquistadas e foi justificada por oferecer “benefícios” aos outros povos.
Aqueduto romano construído no século I
Aqueduto romano construído no século I
Por meio da sua Pax Romana, Roma procurava levar o seu modo de vida e seus valores culturais (romanizar) para as regiões que controlava. Para isso, as legiões romanas eram fundamentais, pois a presença das tropas romanas já possibilitavam a expansão da cultura romana. Em casos de rebeliões, por exemplo, os soldados estavam posicionadas para reaver controle e punir rigorosamente todos aqueles que colocavam em risco a “paz”. Além disso, as tropas eram posicionadas propositalmente em regiões de fronteira para impedir invasões e saques de terras romanas. Por esses mecanismos, Roma garantia o controle sobre os povos conquistados e mantinha a produtividade nessas regiões, tão importante para o abastecimento do Império. Assim,
Explicação: