Geografia, perguntado por anaclarasantoslima12, 6 meses atrás

Quais os fatores estão levando ao aumento do número de fazendas solares?​

Soluções para a tarefa

Respondido por laryfrank67
1

Confira agora 6 fatores que induzem ao aumento na conta de luz

  • Impostos maiores. A conta de energia inclui uma série de impostos que variam entre a esfera federal, estadual e municipal. ...
  • Crises. ...
  • Bandeiras. ...
  • Uso inútil de aparelhos domésticos. ...
  • Distribuição da energia. ...
  • Custo em kWh.
Respondido por IsabeleNascimento16
0

Resposta:

O Que é Energia Solar

O sol é a maior fonte de energia limpa atualmente disponível ao homem.

É de sua luz que provém a energia para praticamente todos os processos naturais observáveis no planeta Terra, sendo raros os fenômenos que não se ligam de alguma forma à energia solar.

Da mesma forma, é dela que derivam todas as formas de energia que conhecemos, como um rio (energia hídrica) que se forma pela precipitação de águas antes evaporadas do oceano pela ação da luz do sol.

energia solar fotovoltaica _ fontes de energia geradas pela ação do sol

Exemplo de fontes energéticas geradas graças a energia solar.

O calor do sol também é o que esquenta as massas de ar, gerando os ventos captados pelos aerogeradores, além das plantas usadas como fonte de Biomassa, que só nasceram e cresceram graças a luz solar que possibilitou a sua fotossíntese.

E tudo isso é possível devido ao enorme potencial energético do sol, tanto que a energia que ele irradia em um segundo é muito maior que a consumida pela humanidade desde o seu aparecimento na face da Terra, até os dias de hoje.

Toda essa quantidade de energia, obviamente, não chega até a Terra.

Radiação solar

Mas como é formada a luz do sol?

Estrela central do nosso sistema solar, o Sol possui uma massa 332.900 vezes maior que a da Terra, sendo composta por 74% de hidrogênio e 24% de hélio.

A luz do sol é parte da radiação eletromagnética gerada a grandes profundidades do interior da estrela pela fusão de núcleos de hidrogênio, que se chocam a altas velocidades formando átomos de hélio.

Esta energia então viaja do interior do sol até a sua fotosfera (nome dado a sua superfície) e daí se irradia em todas as direções.

Os fótons, partículas que compõem a luz, são quem carregam essa energia pelo espaço a uma velocidade de 300.000 km/s, levando cerca de 8 minutos para percorrer a distância de 150 milhões de km até a Terra.

energia solar fotovoltaica _ representação gráfica da diferença de tamanho entre o sol e planetas

Diferença de tamanho entre o Sol e a Terra

A radiação solar que chega até a camada superior da atmosfera terrestre possui intensidade de 1,3 quilowatts por metro quadrado.

Já a quantidade de radiação que chega até ao solo irá variar conforme vários fatores, como localização geográfica, estação do ano e condições atmosféricas.

Isso porque a atmosfera terrestre age como um filtro, bloqueando a luz solar em maior ou menor intensidade, sendo agravada ainda conforme o nível de poluição atmosférica local.

Outro fator que também influencia na intensidade da luz ao nível do solo é a posição do sol em relação a Terra; quanto mais elevado ele estiver no céu, menores serão os efeitos da camada atmosférica sobre a sua luz.

Devido a todos esses fatores, a máxima irradiância solar que chega à superfície terrestre é em torno de 1.000 W/m².

A radiação solar que recebemos é caracterizada em três diferentes tipos, que variam de acordo com o seu ponto de origem:

Radiação Direta: que vem diretamente do sol;

Radiação Difusa: que vem da abóbada celeste;

Radiação de Albedo: é a luz solar refletida da Terra, seja por vegetação, construções, etc.

Entre as três, a irradiância de Albedo é a que apresenta menor intensidade, enquanto que a soma dessas irradiações é chamada de Irradiação Solar Total.

Todos os dias, a radiação que recebemos do sol completa um ciclo, indo do zero ao máximo e depois de volta ao mínimo.

Perguntas interessantes