quais os etapas da viagem de Cristóvão Colombo até o descobrimento da América em 1492
Soluções para a tarefa
Primeira viagem (1492-1493)
A expedição de Colombo partiu do porto de Palos em 3 de agosto de 1492 formado pela nau Santa Maria e as caravelas Pinta e Niña. A tripulação era composta por 87 homens. Foram setenta dias de viagem até, finalmente, na madrugada de sexta-feira, 12 de outubro de 1492, o marinheiro Rodrigo de Triana, da caravela Pinta, gritar “Terra à vista!”. Colombo registrou em seu diário:
"“Às duas horas da madrugada surgiu terra, da qual estariam apenas duas léguas de distância. Arriaram todas as velas e ficaram só com a da popa (…) chegando a uma ilhota que em língua de índios se chamava “Guanahani”. Logo apareceu gente nua, e o Almirante saiu rumo à terra de barco (…) O Almirante empunhou a bandeira real e os comandantes as duas bandeiras da Cruz Verde (…). Ao desembarcar viram árvores muito verdes, muitas águas e frutas de várias espécies. (…) diante de todos, tomava posse da dita ilha em nome de El-Rei e da Rainha, seus soberanos (…). Logo se viram cercados por vários habitantes da ilha.” (COLOMBO: 1999, p.51-52)."
Rivalidade entre Portugal e Espanha
A viagem de Colombo, aparentemente bem-sucedida para atingir as Índias, intensificou a disputa entre os reis ibéricos pela conquista de novas terras e caminhos marítimos. Os Reis Católicos pediram a intervenção do complacente papa espanhol Alexandre VI que, em 4 de maio de 1493, outorgou a Bula Inter Caetera.
Segunda viagem (1493-1496)
O objetivo da segunda viagem era estabelecer a presença espanhola nos territórios descobertos e encontrar o caminho para a Índia e a China. Colombo recebeu uma frota de 17 navios com 1200 homen, entre eles, soldados, marinheiros, nobres aventureiros, artesãos e agricultores. A ênfase era, então, a colonização das terras. Colombo percorreu as ilhas do Caribe que já conhecia, Juana (Cuba) e Hispaniola (São Domingo), e atingiu as ilhas de Dominica, Guadalupe, São João Batista (atual Porto Rico) e Santiago (Jamaica). Em Hispaniola encontrou o Forte Natal destruído e seus homens mortos por um ataque ordenado por Caonabo, chefe do povo Caribe. Ali Colombo fundou, em 1494, La Isabela, a primeira cidade fundada pelos espanhóis na América. Ali os colonos deveriam plantar suas culturas, criariam seu gado e instalariam armazéns bem defendidos para guardar as riquezas a serem enviadas à Espanha.
Terceira viagem (1498-1500)
Em sua terceira viagem, Colombo navegou as costas da atual Venezuela atingindo a ilha de Trinidad e a foz do rio Orinoco. Chamou toda a região de Terra de Gracias pela bondade dos nativos. Pela primeira vez, Colombo se aproximara do continente propriamente dito.
Quarta viagem (1502-1504)
A essa altura, era grande o ceticismo dos reis com relação à Colombo e seu projeto de chegar às Índias pelo Oeste. A quarta e última expedição foi feita com uma série de proibições, como a de Colombo não pisar em Hispaniola. O objetivo desta viagem era encontrar o Estreito de Málaca, um corredor marítimo que une o Oceano Índico ao mar da China e, pelo qual, ele chegaria às Índias que se acreditava, então, estarem próximas das terras por ele descobertas.
A polêmica do “descobrimento” / “descoberta”
A historiografia latino-americana e ibérica emprega os termos “descobrimento” e “descoberta” desde o século XIX para se referir á chegada dos primeiros europeus à América e ao início da colonização desde continente. O termo, contudo, passou a sofrer críticas no fim do século XX por seu caráter eurocêntrico e forte cunho ideológico. Isso porque o sentido etimológico dessas palavras refere-se àquilo que está sendo encontrado pela primeira vez, que ninguém nunca encontrou antes. O que, ao ser empregado com relação às conquistas empreendidas pelos europeus, dá a entender que esses tinham direito de estar nesses lugares – a América, a África e a Ásia –, já que teriam sido os primeiros a chegar e, portanto, os termos legitimariam culturalmente o domínio e a colonização daqueles continentes. O sentido tradicional de “descobrimento” e “descoberta” desconsidera por completo a existência de povos nativos muito anteriores à chegada de Colombo. A América já fora descoberta e povoada pelos primeiros seres humanos que chegaram ao continente há 14 ou 20.000 anos atrás.
Quis fazer meio um resumo, tirei desse site aqui (tem mais coisa pra ler lá)
htt ps: / / ensinarhistoriajoelza. com. br /viagens -de-colombo- a-polemica-do-descobrimento /
sem o espaço
Se quiser uma resposta mais simplificada, copie somente o que está em negrito.