QUAIS OS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS POR CADA JOGADOR, EM CADA POSIÇÃO DO JOGO (SEJA ATAQUE OU DEFESA)? *
Soluções para a tarefa
Resposta: DESCUPE MAS SÓ SEI AS POSIÇÕES DE CADA JOGADOR DE VOLEIBALL.
Explicação:
As principais regras do voleibol
O voleibol, dentre os esportes mais jogados no Brasil, é o que tem regras mais diferenciadas. Isso porque, apesar de ser um esporte coletivo, a lógica do jogo não se assemelha aos de invasão como nos casos do futebol, handebol, basquete etc.
O professor de Educação Física que deseja explorar a modalidade precisa saber as principais regras de início, até aprender todas para repassá-las aos seus alunos quando eles estiverem na quadra. Para facilitar, vamos deixar aqui as regras mais utilizadas em uma partida de voleibol. Confira!
rodízio: é a troca de posições do voleibol que deve acontecer sempre quando trocar o atleta que estiver sacando. Ele acontece no sentido horário;
posicionamento: antes da execução do saque, cada atleta deve ocupar a sua posição específica dentro do rodízio, podendo se deslocar apenas quando o saque for realizado;
ataque: somente os jogadores que ocuparem as posições ofensivas (2,3 e 4) podem atacar o time adversário livremente. Os defensores só podem atacar da zona de defesa;
bloqueio: os jogadores que ocupam a zona de defesa (posições 1,5 e 6) não podem bloquear o ataque do time adversário na rede;
líbero: cada equipe pode registrar um líbero entre os 12 inscritos, que só pode atuar como líbero. Ele deve executar ações de defesa, não podendo atacar, sacar e nem bloquear;
carregar a bola: não pode carregar a bola;
substituições: cada equipe pode fazer até 6 em cada set;
toque: cada equipe tem direito a dar no máximo três toques na bola até ela passar para o outro lado da rede. A bola tocada no bloqueio não entra na soma dos toques;
invasão: infração cometida quando um atleta invade com o corpo o campo adversário.
Algumas expressões em inglês merecem destaque. Match point é o ponto que decide o jogo. Ou seja, se a equipe que estiver na frente fizer, o jogo termina e ela é a vencedora. Já tie break significa o set de desempate. Acontece sempre quando o jogo termina 1 set a 1 para cada equipe.
As posições dos jogadores de voleibol
Os seis titulares do vôlei são distribuídos nas seguintes posições: levantador, líbero, ponta esquerda e ponta direita, central e oposto. O jogo inicia com cada jogador em determinada posição na quadra e ocorre uma rotação, sendo que 3 permanecem próximos da rede e os outros 3 após a linha. Confira a seguir a função e importância de cada uma delas.
Levantador
O levantador é o atleta responsável por distribuir a bola para que os outros companheiros possam atacar a equipe adversária. Sendo assim, a sua principal função no jogo é a armação do ataque. Essa ação costuma acontecer sempre no primeiro ou no segundo toque da equipe.
Esse atleta, em grande parte dos esquemas, se posiciona na rede e no meio. Entretanto, algumas equipes gostam de levantar a bola pela ponta, sendo essa a posição escolhida para o levantador. Ele vai levantar a bola com a ponta dos dedos para que os atacantes marquem o ponto.
O levantador não necessariamente precisa ser um atleta muito alto. Contudo, ele precisa ter uma boa visão de jogo, um grande entrosamento com os atacantes e adotar uma posição de liderança.
Líbero
O líbero é o principal jogador de defesa e passe em um time de vôlei. Cada equipe pode ter apenas um líbero entre os 12 atletas, e ele só pode realizar ações de defesa, não sendo permitido atacar a equipe adversária, mesmo que na zona de defesa.
A principal característica do líbero é ter uma boa recepção de bola, defendendo a ação de ataque do time oposto. Ele é o único atleta que pode entrar e sair ilimitadamente no jogo e normalmente costuma ocupar a posição central do fundo da quadra.