Filosofia, perguntado por nicolassgfsilva2006, 3 meses atrás

Quais os elementos que impulsionaram a passagem do penssamento mitico para o penssamento racional??? Me ajudem pfvr!!

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusromanini13
0

Resposta:Zeus, no começo da Odisséia, faz uma definitiva crítica contra os seres humanos. “Os homens”, dizia então o pai do Olimpo, “dizem que seus males vêm de nós – os deuses – quando em verdade são eles que penam por seus próprios desatinos.” Exime-se, portanto, Zeus, e, além do mais, relembra o que ocorrera com Egisto. Do que morrera Egisto? Este matara Agamêmnon, de cuja mulher se apoderara, sem dar trela para a advertência dos divinos: que não fizesse aquilo, pois que Orestes – filho do assassinado – iria chegar para a vingança. E assim de fato foi.

No entanto, que papel teria o divino aviso, já que, enfim, de nada adiantaria? Inútil não fora – diga-se –, pelo menos para Homero e sua poesia: o “caso” Egisto prepara, pelo avesso, as virtudes de Ulisses, assim como do filho seu, Telêmaco, também antecipado na menção a Orestes. As informações narrativas não podem surgir bruscamente. A narrativa tem de dar avisos.

E quanto àquela visita meio à toa? Não soaria algo infamante aos imortais? Talvez não, pois os deuses poderiam querer de Egisto que ele, em vez de morrer como vivera, compreendesse a ironia de sua própria morte e apaziguasse por fim os seus sentidos carregados de loucura e poderio.

Explicação:

Perguntas interessantes