Ed. Física, perguntado por cristinaferreip3fuuu, 1 ano atrás

quais os efeitos efeitos obesidade

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaJúliamatsui
3
Afeta drasticamente a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por ela, dessa forma aumenta a probabilidade de diversas doenças, como : diabetes, colesterol alto, apneia do sono e hipertensão.

cristinaferreip3fuuu: muito obrigada
Respondido por AriWinchester
0
A obesidade, especialmente a obesidade central (predominantemente na cintura), é um importante fator de risco para a "síndrome metabólica" (também chamada de "Síndrome X"), que é o compêndio de várias doenças que predispõem fortemente a doença cardiovascular. Estas doenças são o diabetes mellitus de tipo 2, hipertensão, colesterol alto e níveis elevados de triglicerídeos (hiperlipidemia combinada). Um estado inflamatório, juntamente com o acima mencionado, tem sido associado com uma alta incidência de aterosclerose (depósitos de gordura nas paredes das artérias) e um estado pró-trombótico que pode agravar o risco cardiovascular.

Além da síndrome metabólica, a obesidade também tem sido associada (em estudos populacionais) com uma variedade de complicações. Alguns delas ainda não foram claramente estabelecidas até que ponto são causadas ​​pela obesidade em si mesma ou se há outras causas (como a falta de exercício físico), que por sua vez provoca a obesidade. Os efeitos diretos mais evidentes sobre a saúde parecem ser complicações mecânicas, tais como:
- Cardiovasculares: insuficiência cardíaca congestiva, aumento do coração (associado com arritmias e tontura), Cor pulmonale, varizes, e embolia pulmonar.
- Endócrinas: síndrome do ovário policístico, distúrbios menstruais e infertilidade.
- Gastrointestinais: refluxo gastroesofágico, doença do fígado gorduroso, colelitíase (cálculos biliares), hérnia e câncer colorretal
Renais e genito-urinárias: incontinência urinária, glomerulopatia, hipogonadismo (nos homens), câncer de mama (em mulheres), câncer uterino e morte pré-natal.
- Epiteliais (pele e anexos): estrias, acantose nigricans, linfedema, celulite, carbúnculos e intertrigo.
- Musculoesqueletais: hiperuricemia (que predispõe a gota), a imobilidade, osteoartrite e dor nas costas.
- Neurológicas: acidente vascular cerebral, parestesia, dor de cabeça, síndrome do túnel do carpo e demência.
- Respiratórias: dispneia, apneia obstrutiva do sono, síndrome de hipoventilação, síndrome de Pickwick e o asma.
- Psicológicas: depressão, baixa auto-estima, transtorno dismórfico corporal, estigmatização social.

Pessoas com obesidade severa sofrem uma variedade de complicações graves de saúde, enquanto que aquelas que estão apenas um pouco acima do peso incrementam levemente seu índice de mortalidade ou morbidade. Alguns estudos sugerem que as pessoas com excesso de peso tendem a viver mais do que aquelas com peso "ideal"; isso se atribui, em parte, a uma porcentagem de pessoas que cuidam do seu peso mas que tem a tendencia de cair na anorexia e, portanto, têm uma taxa de mortalidade mais elevada. Outro fator que pode confundir a interpretação dos dados de mortalidade é o fumo, já que indivíduos obesos são menos propensos a fumar (e isso aumenta a sua expectativa de vida). Uma das poucas vantagens das pessoas com excesso de peso é ​​que elas padecem menos de osteoporose.
Perguntas interessantes