quais os efeitos do uso de anabolizantes em adolescente?
Soluções para a tarefa
Resposta:Os principais efeitos relacionados ao uso indevido dos EAA:
1- Aumento do colesterol ruim e diminuição do bom colesterol no sangue: permite o surgimento de placas de gordura nas artérias e veias do corpo, levando à aterosclerose, que, por sua vez, aumenta o risco de derrame cerebral ou infarto do coração.
2- Alterações do fígado: seu funcionamento fica prejudicado, com consequente destruição desse órgão, chamada de cirrose. Além disso, pode ocorrer formação de machucados no fígado preenchidos por sangue, chamados de peliose, que podem sangrar, levando a consequências graves. Tumores no fígado também podem aparecer.
3- Alteração na fertilidade/sistema reprodutor: os meninos correm risco de ficarem estéreis (sem condições de ter filhos). Além disso, o uso dos EAA favorece o crescimento de mamas nos meninos (ginecomastia), que é efeito colateral muito frequente.
4- Estatura final prejudicada: O uso dos EAA no período da adolescência leva à aceleração do processo normal da puberdade. Dessa forma, a altura final dos meninos fica comprometida, pois os ossos do crescimento amadurecem antes da hora, resultando em baixa estatura.
5- Alterações psicológicas: O campo psíquico fica extremamente afetado, pois seu uso está relacionado à agressividade e ao surgimento de doenças psiquiátricas. Além disso, o uso de EAA abre portas para outras drogas ilícitas. Em casos mais graves, homicídio e suicídio já foram relatados.
6- Outros: acne, queda de cabelos (calvície), roncos excessivos, engrossamento do sangue com formação de coágulos nas veias, conhecido como trombose, são outros efeitos relacionados ao uso desses compostos.
Resposta:
Os esteróides anabolizantes são drogas extraídas do hormônio testosterona, que são principalmente conhecidos por seus efeitos nos músculos (hipertrofia muscular). No entanto, essas substâncias também têm outros efeitos, como crescimento de pelos faciais, acne, engrossamento da voz, alterações genitais, distúrbios de comportamento, retenção de líquidos no corpo, aumento da pressão arterial e podem colocar em risco a vida do usuário.
Esses hormônios têm usos clínicos e, às vezes, podem ser prescritos de acordo com as recomendações dos médicos para repor alguns hormônios que faltam no corpo dos homens e ajudar os pacientes com AIDS a recuperar o peso. Porém, por aumentarem a massa muscular, essas drogas são cada vez mais procuradas por alguns atletas, sendo utilizadas por alguns atletas para melhorar o desempenho físico, e por outros atletas para obter melhor aparência muscular. Incapaz de controlar a dosagem, condições de uso ou tempo de administração.
Este uso estético é não médico, completamente impróprio e ilegal. Algumas pessoas até usam esteróides anabolizantes para uso veterinário!
Os esteróides anabolizantes podem ser administrados de várias maneiras: pílulas, cremes, comprimidos, adesivos, colírios sublinguais e injeções.
Efeitos colaterais do uso de esteróides anabolizantes
Nas meninas:
Bigode
A voz fica mais grossa
Aumento de pêlos no corpo
Menstruação irregular
Aumento do apetite
Crescimento do clitóris
Seios menores
Nos meninos:
Aparecimento de mamas
Redução dos testículos
Impotência
Diminuição da contagem dos espermatozóides
Calvície
nos dois generos:
Acnes
Queda do cabelo
Distúrbios da função do fígado
Tumores no fígado
Explosões de ira ou comportamento agressivo
Paranóia
Alucinações
Psicoses
Coágulos de Sangue
Retenção de líquido no organismo
Aumento da pressão arterial
Risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite)
Explicação:
Espero ter ajudado