História, perguntado por gabikops45, 6 meses atrás

quais os dois pilares da organização do reino da prússia? pfvr gnt!

Soluções para a tarefa

Respondido por vasconcelosn16
1

Resposta:

O margrave Georg Friedrich von Brandenburg foi encarregado da administração do ducado da Prússia pelos poloneses (1577), então suseranos daquele antigo território da Ordem Teutônica. Margrave era um título que se dava naquela época aos príncipes soberanos de certos estados fronteiriços da Germânia. Seus sucessores continuaram a preencher idêntica função, mas enfrentando sempre a resistência da nobreza prussiana. O ducado da Prússia era uma dependência do reino da Polônia até o século XVII (1660), e o reino da Prússia permaneceu como parte da Polônia até o reinado de Frederico II o Grande (1772).

Historicamente o território da Prússia foi adquirido à Polônia, pelos tratados de Wehlau (1657) e Oliva (1660) por Frederico Guilherme de Hohenzollern, o Grande Eleitor de Brandenburgo (1640-1688), que conseguiu a libertação do ducado da suserania da Polônia e o reconhecimento de sua soberania, que logo se efetivou (1662), com a submissão da nobreza. Aos territórios iniciais logo se acrescentariam outros como os condados de Clève e Mark, na Renânia, e o condado do Ravensburg, no Weser.

Como Eleitor fortaleceu a administração e organizou um exército apoiado pelos huguenotes, designação depreciativa que os católicos franceses deram aos protestantes, especialmente aos calvinistas, que perseguidos por Luís XIV na França, constituíram uma verdadeira elite de oficiais, funcionários e intelectuais, acolhidos na Prússia, especialmente em Berlim, e começou a se firmar como futura nação independente com a vitória de Frederico em Fehrbellin (1675) contra os nórdicos, aliados dos franceses. Frederico III de Brandemburgo teve permissão (1701) de Leopoldo I, Imperador do Sacro Império Romano, para usar o título de Frederico I, rei da Prússia.

Perguntas interessantes