Artes, perguntado por Thaisbelmont2121, 10 meses atrás

Quais os dois fatos historicos q marcaram o surgimento das primeiras ideias de arte afemera no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por beatriz276778
0

Resposta:

Definição

Arte efêmera é um conceito curatorial utilizado para denominar instalações, happenings e performances que não têm pretensão de ser perenes e se opõem às formas mais tradicionais da arte, como a pintura ou a escultura. Um quadro, por exemplo, permanece existindo depois de ser pintado, já no happening a arte só existe durante o período em que é realizada pelo artista, podendo ser exposta posteriormente em galerias e museus somente por meio de fotos e vídeos. A arte efêmera nega a ideia de duração e cristalização dos objetos artísticos. No lugar do trabalho projetado e realizado pelo artista, do qual o público só conhece a versão final, o que é exibido é o projeto em processo de realização, de forma que a própria noção de obra, como objeto plenamente realizado, é posta em xeque.

O público passa a ter papel ativo nos processos propostos pelos artistas. Em diversas instalações a obra depende da interação com o público. No lugar da contemplação, vivencia-se um acontecimento. As propostas de arte efêmera ampliam os horizontes da obra de arte ao serem realizadas em espaços não institucionais, como ruas, praças e parques; e ao utilizarem materiais diversos, como terra, folhas, detritos etc. Valem-se, muitas vezes, do corpo do artista e do público.

Nas décadas de 1950 a 1970, as artes visuais passam por transformações diversas. O movimento neodada, o Grupo Fluxus, e o músico americano John Cage (1912-1992), entre outros, passam a subverter as maneiras tradicionais de realização e exposição da arte. Se os museus, no início da década de 1960, começam a abrigar as chamadas instalações, os espaços fora das instituições de arte transformam-se em locais de manifestações artísticas. O grupo Fluxus, fundado pelo artista lituano George Maciunas (1931-1978) e composto da artista plástica japonesa Yoko Ono (1933) e do poeta inglês Dick Higgins (1938-1998), entre outros, evidencia em seus trabalhos a constante mutação da natureza e conta com a participação de outros artistas ou do público em seus procedimentos. Uma de suas ideias principais é a de que a vida pode ser vivida como arte.

Perguntas interessantes