Quais os direitos que são negados para a populacao negra/afrodescendente?Qual impactos disso na realidade de nossa sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Este artigo aborda como o racismo se estrutura na sociabilidade brasileira e seus efeitos revelados nos índices de desigualdades sociais e raciais. Para tornar inteligíveis as relações das classes sociais em sua intersecção com a questão racial, apresentamos subsídios para repensar a edificação desta nação que se fundamenta em um conceito abstrato de democracia racial. A partir desse entendimento, destacamos as diferentes formas de resistências que têm sido constituídas pela população negra.
Resposta:
Na teoria nenhum,na prática a maioria
Explicação:
Na constituição brasileira de 1988 está prescrito,basicamente, que todo cidadão é igual perante a lei,logo nenhum direto deveria ser um privilégio de cor ou classe social.
Entretanto,na prática,a maioria dos direitos aos negros/pretos/afrodescendentes são negligenciados.Diversos são os fatores que acarretam nessa negligência e que poderíamos citar,mas acho que mais influenciou essa desigualdade racial legislativa são as práticas racista de submissão do afrodescendente que possuem resquícios até hoje.
Durante o século XIX,na Belle Epóque (período em que a hegemonia e valorização da branquitude estava em alta) o pseudo-cientista brasileiro Nina Rodrigues defendia que o negro era uma subespécie com capacidade cognitiva inferior a dos brancos.Foi dessa pseudo-ciência que era muito popular na época que o termo "macaco" se tornou um termo racista ao se referir a um afrodescendente,já que as pseudo-experiencias feitas pelos pseudo-cientistas hegemonistas comparavam o negro ao macaco,servindo como uma suposta prova à inferioridade afrodescendente.
Logo, negros apesar de na teoria terem os mesmos direitos que os brancos na teoria,na prática essa etnia ainda sofre de forma desproporcional as punições se comparado aos brancos. Um exemplo claro é a força policia.Recentemente uma SENHORA preta foi jogada no chão e pisada por um policial branco(observe que há uma cópia do que ocorreu com George Floyd,é uma tentativa de demostrar a força e superioridade branca),enquanto que em Alphaville(SP) um morador branco de classe alta cuspiu e xingou um policial que não fez nada.
Então,por serem muitos os direitos negados à população preta,a morte de afrodescendentes também é mais comum,aumentando a violência e força do narcotráfico,já que os jovens pretos de periferia não veem outra opção de sobrevivência se não se envolver no crime