Quais os DEVERES de um cidadao na grecia antiga
Soluções para a tarefa
Resposta: Na Grécia Antiga, nem todos os Homens poderiam ser cidadãos. Haviam restrições que reduzia a um pequeno número esse privilégio, que, praticamente, era concebido para os proprietários de terras – homens livres para os negócios públicos. Eram excluídos as mulheres, escravos, crianças, velhos, comerciantes, artesãos e estrangeiros.
A atuação direta nos negócios públicos da polis estimulava a participação efetiva no governo. O cidadão grego era um sujeito político ativo. Para alcançar resoluções tinham que persuadir, discutir e defender seus interesses em público. Em consequência das exigências da vida política, a educação deveria instruir as crianças – futuros cidadãos – para serem bons oradores, daí o desenvolvimento da arte da retórica no ocidente.
Desse modo, conclui-se que que o maior dever dos cidadãos atenienses era o de formar novos cidadãos, no qual os que possuem direitos iguais de cidadania discutem suas opiniões, defendem seus interesses, deliberam em conjunto e decidem por meio do voto, podendo, também pelo voto, revogar uma decisão tomada. É esse o princípio e o coração da invenção política.
Explicação: