quais os critérios para a escolha dos locais que têm potencial para serem considerados geoparques?
Soluções para a tarefa
Pensando que cada sociedade influencia (modifica) e é influenciada pela paisagem e geologia da região que habita, salvar essas informações (tanto do passado quanto do presente) é guardar pedaços para compreender no futuro porque determinadas sociedades eram o que eram, foram o que foram, são o que são. Daí a importância de se desenvolverem parques (regiões a serem protegidas) que guardam em si essas importantes informações sobre as características da e na terra para compreensão, tornando – as patrimonio a ser preservado.
A idéia desse tipo de parque não é apenas guardar traços de um passado já (quase) esquecido ou do presente para nao passar pelo mesmo num futuro (preservação).
Mas também desenvolver a região, protege-la, educar e formar ambientalmente (historicamente e de inúmeras outras maneiras) a população nao apenas local mas que conheçam o parque.
Esse foco no desenvolvimento sustentável da região (não apenas na preservação) se assenta em três componentes principais: geoconservação, educação e geoturismo.
Para se tornar um Geoparque, ele deve buscar preservar o patrimônio geológico; educar sobre temáticas ambientais e geológicas alem de ser meio de pesquisa; assegurar desenvolvimento sustentável e ampliar a relação sociedade-espaço; estimular atividades socioeconômicas e geração de renda para população local.
Atendendo a todos esses critérios e tendo uma área ampla, um determinado espaço pode ser considerado um geoparque.