Ed. Física, perguntado por marcia6414422, 8 meses atrás

quais os componentes físicos melhorados com prática de exercícios físicos​

Soluções para a tarefa

Respondido por Neutro14
1

Resposta:

É a capacidade que um indivíduo possui realizando uma atividade física com duração superior a quatro minutos, sendo que a energia provém do metabolismo oxidativo dos nutrientes. É uma das capacidades mais importantes que compõe a aptidão física por inúmeros dados que podem ser obtidos a partir da avaliação desta, por exemplo, sobre o sistema cardiorrespiratório e as respostas fisiológicas de adaptação às necessidades metabólicas durante exercício (MATSUDO, 1987).

   Åstrand (1980) demonstra que para cada litro de oxigênio consumido, serão liberados 20KJ, ou seja, quanto maior a captação de oxigênio maior será a produção de energia. Para ele a capacidade diz respeito à energia total disponível diferente da potência que significa energia por unidade de tempo.

   ACSM (2000) define a capacidade cardiorrespiratória como componente da aptidão física relacionada à saúde que com o aumento da idade pode vir a declinar resultando num desencadeamento de doenças crônicas degenerativas como, por exemplo: hipertensão arterial e diabetes. Quando são feitas atividades físicas regulares esta capacidade pode interferir de forma a reduzir os declínios funcionais tendo como resposta uma vida mais saudável e independente. Treinar esta capacidade pode ajudar a manter e melhorar vários aspectos da função cardiovascular que contribui em vários aspectos e também se obtém um envelhecimento mais saudável com menor risco de doenças, quedas, períodos de morbidade que podem resultar na redução da qualidade de vida.

   Este componente é a capacidade do coração, pulmões e sangue de transportar oxigênio para os músculos em exercício, e a utilização de oxigênio pelos músculos durante o exercício (BARONI et al, 2011). Ainda para o autor, exercícios aeróbicos de intensidade relativamente alta, por um período relativamente longo, incrementam a capacidade aeróbica máxima em 25%, o equivalente a um ganho de 6 ml/[kg.min], ou de 10 a 12 anos biológicos.

   Para Leite (2000) a aptidão cardiorrespiratória de qualquer indivíduo refere-se à capacidade funcional de seu sistema de absorção, transporte, entrega e utilização de oxigênio aos tecidos ativos durante exercícios físicos, à medida que cresce a intensidade do exercício cresce a necessidade de oxigênio, pelos músculos em atividade, para esforços contínuos e prolongados. O sistema energético predominante é o aeróbico que para funcionar adequadamente necessita de um eficiente sistema cardiorrespiratório, ou seja, ele depende da capacidade do organismo.

Explicação:

Perguntas interessantes