Quais os componentes da FLEXIBILIDADE?
Soluções para a tarefa
Resposta:
grau de liberdade de movimento de uma articulação.
Explicação:
Resposta:
A flexibilidade pode ser também ativa ou passiva. A flexibilidade ativa é a amplitude máxima possível que o atleta pode realizar, graças à contração dos agonistas, por meio do alongamento dos antagonistas, ou seja, é a capacidade de executar movimentos de grande amplitude por meio da ação dos músculos que cercam a articulação correspondente.
A flexibilidade passiva é a capacidade de alcançar a maior mobilidade articular por meio de forças externas, graças à capacidade de estiramento ou de descontração dos antagonistas. Os índices de flexibilidade passiva são sempre maiores que os índices de flexibilidade ativa. Ambos os tipos de flexibilidade são específicos para cada tipo de articulação.
Chama-se de reserva de flexibilidade, a diferença positiva de flexibilidade existente entre o nível de flexibilidade do atleta em relação ao exercício de competição, ou seja, o indivíduo possui mais flexibilidade do que o esporte exige. Esse fato é muito importante em qualquer esporte, pois, desse modo, em situações extremas onde o atleta realiza um movimento fora do normal, ter uma flexibilidade bem desenvolvida pode evitar lesões.