quais os benefícios trazidos pela comunidade Econômica europeia para as pessoas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Melhor perceção dos preços / Eliminação de câmbio de dinheiro
2) Eliminação de necessidade de ter um passaporte.
3) Possibilidade e facilidade de concorrer a empregos noutros países
4) Melhor remuneração noutros países que não os de origem
5) Deslocação fácil de estudantes na UE
( ver desenvolvimento destes temas mais abaixo)
Explicação:
Pedido:
Quais os benefícios trazidos pela comunidade Econômica europeia para as pessoas?
Resolução:
Há vários benefícios, mas nem tudo são rosas. També há espinhos.
Benefícios:
1) Melhor perceção dos preços / Eliminação de câmbio de dinheiro
Havendo uma moeda única, adotada pela maior parte dos países da UE
é muito fácil as pessoas de um país olharem para os preço de produtos
de outros sem terem que estar a fazer cálculos com taxas de câmbio que mudam quase de minuto em minuto.
Deixou, neste caso, de ser necessário trocar moeda para se ir deslocar para outro país. Poupam tempo e quando se tinha de fazer o câmbio essa operação tinha um custo, que agora desapareceu
2) Eliminação de necessidade de ter um passaporte.
Há a possibilidade de se deslocar entre um grande número de países sem ter que obter um passaporte. Há livre trânsito de pessoas.
Pode-se meter no seu carro e, se quiser, ir desde Gibraltar, no extremo sul da Península Ibérica até à Suécia admirar o sol da meia-noite a norte do Círculo Ártico. É só meter combustível e ter atenção aos itinerários. E, claro. descansar, alimentar-se também.
3) Possibilidade e facilidade de concorrer a empregos noutros países
São 18 mil os enfermeiros portugueses a trabalhar no estrangeiro. O Reino Unido continua a surgir em primeiro lugar entre os países de destino, seguido de Espanha e da Suíça.
Em Janeiro deste ano, a Ordem dos Enfermeiros em Portugal comunicou ter recebido 4.506 pedidos de declaração efeitos de emigração em 2019 (mais dos que os 2.736 em 2018 e 1.286 do ano anterior) e estima que cerca de metade parte para o país governado por Boris Johnson.
Não se pode esquecer que , quando o primeiro ministro britânico esteve internado nos cuidados intensivos entre a vida e a morte, quem o ajudou a lhe salvar a vida foram dois enfermeiros. Estiveram em permanência durante 48h em que várias vezes tiveram que ministrar oxigénio ao ilustre paciente. Foi um português e outro sul-africano.
A partir daí passou publicamente a falhar bem dos emigrantes. Diz agora que são necessários e bem aceites.
4) Melhor remuneração noutros países que não os de origem
"No estrangeiro, os enfermeiros têm a formação e a especialidade pagas, têm, efetivamente, uma carreira com diferenciação salarial, mas, acima de tudo, são reconhecidos e acarinhados" - declarações feitas pela Ordem dos Enfermeiros portugueses.
5) Deslocação fácil de estudantes universitários ( e não só) que ao abrigo do programa "Erasmos" circulam pelas universidades e centros de formação europeus.
Entre 2014 e 2020 mais de 4 milhões de pessoas participaram em oportunidades de formação , dos quais quase 2 milhões eram universitários
ao abrigo deste programa.
Observação:
Os espinhos que existem é que trabalhadores de países mais pobres oferecem o seu trabalho por menos dinheiro, fazendo com que certos trabalhos passem a ser pior remunerados. Há notícia de trabalhadores romenos que iam trabalhar em estaleiros navais holandeses e aceitavam um salário quase metade do que aquele que lá era pago.