Filosofia, perguntado por yasmmimsylon, 9 meses atrás

quais os benefícios externos no período da ditadura militar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por s0u4lgu3m
8

Resposta:Golpe de Estado

Uma Ditadura Militar geralmente acontece quando um grupo de militares assume o poder da República através de um golpe de estado. Assim, o golpe é uma organização liderada por integrantes das Forças Armadas que se unem para “derrubar” o presidente que estiver no poder. No entanto, quando esse modelo de governo não consegue agradar a população, os militares realizam atitudes de crueldade contra os opositores, desrespeitando todos os princípios do Direitos Humanos através de torturas e perseguições. Isso foi o que aconteceu no período de Ditadura Militar no Brasil.

Mandato de João Goulart (1961-1964)

João Goulart, último presidente antes da Ditadura Militar no Brasil, implantou algumas medidas que considerava necessárias a fim de estabelecer o desenvolvimento do país, que enfrentava um momento muito conturbado após o último governo. Em seu mandato, as organizações populares e os estudantes conquistaram grande espaço no cenário político. O presidente promoveu a nacionalização das refinarias de petróleo, a desapropriação de terras, criou uma reforma eleitoral para analfabetos, entre outros benefícios que favoreciam os estudantes. Nessa época, os jovens se manifestavam por meio de organizações como a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Devido as consequências da Guerra Fria que atingia vários países, os Estados Unidos e alguns países conservadores temiam que o Brasil se aliasse a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS) e passasse a seguir tendências comunistas. Com isso, os partidos de oposição a João Goulart, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD) acusavam o presidente de estar planejando um golpe esquerdista. Dessa forma, seus adversários organizaram o golpe militar.

Golpe militar de 1964

João Goulart, que na época havia sido eleito democraticamente, se sentiu ameaçado diante de tal situação, e para fugir das acusações e evitar uma Guerra Fria, renunciou ao cargo, buscando abrigo no Uruguai. Ele tomou essa atitude após a realização do golpe militar que aconteceu no dia 31 de março de 1964. O golpe, então, marcou o início da Ditadura Militar no brasil, essa seria uma época que traria grande dor para a população brasileira. Pouco tempo após esse fato, foi publicado pelos militares o primeiro Ato Institucional (AI-1). Ele determinava que os presidentes fossem eleitos indiretamente.

Dessa forma, o Congresso passaria a ter autonomia para eleger os próximos presidentes do Brasil. O primeiro escolhido foi o general Humberto de Alencar Castello Branco (1964-1967), que antes foi chefe do estado-maior do Exército. Além disso, o ato AI-1 detinha o poder de alterar a Constituição, a permissão para cassar mandatos legislativos e suspender direitos políticos.

leia k

Perguntas interessantes