Quais os benefícios do arroz?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mundo a fora, o arroz é considerado um dos alimentos menos alergênicos, o que o torna uma escolha perfeitamente saudável para as pessoas que são sensíveis a infecções e alergias alimentares. Seja qual for o tipo, ele também não contém glúten, uma ótima notícia para os diabéticos.
Mas o arroz é saudável mesmo? Bem, a resposta certa é: depende de quem está perguntando e de que tipo de arroz está falando. O arroz integral e o branco, por exemplo, são a mesma semente, apenas moída de maneira distinta. Como a cozinha Caldo Bom está empenhada em te ajudar a criar suas experiências, comendo esse alimento sem sentir culpa, foi atrás da nutricionista Lorenna Donini Oliveira, da Clínica Pissaia e Bernart, em Curitiba, para acabar de vez com os mitos.
“Cada arroz tem sua propriedade, quantidade de amido, carboidratos, tempo de cozimento, entre outros”, disse Donini. “Então, a escolha vai depender da sua forma de uso. Se quiser emagrecer, deve optar por menos processados e com maior teor de vitaminas e minerais, como o integral, cateto e o vermelho. Já para quem não está especificamente atrás disso e quer comer um risoto, você pode optar por um carnaroli ou arbóreo”.
Segundo a nutricionista, o consumo do arroz branco pode não ser ideal ainda para pessoas com diabetes ou doenças cardíacas, principalmente quando consumido em grandes quantidades. “Ele é moído para remover a casca, a camada de farelo e o gérmen, o que o deixa com baixa em nutrientes e zero fibra”. Nesse caso, a melhor opção para o paciente é o tipo integral.
No entanto, o argumento é mais do que “esse aqui é bom, aquele lá é ruim”. No caso das pessoas que possuem problemas digestivos, como gastrite, refluxo, diverticulite ou diarreia, e que precisam de uma refeição com pouca fibra, o consumo do arroz branco é uma excelente pedida, já que é mais fácil de ser digerido.
“O integral tem menor quantidade de calorias e contém magnésio, zinco e manganês, mas o tipo branco possui vitamina C, não encontrada no arroz integral, e outros minerais, como cobre, ferro, cálcio e potássio, que são essenciais para um atleta ou aluno de academia”, explica.
E você pensando que o arroz era a razão daqueles pneus em volta da barriga!
Esse alimento também é uma grande fonte de aminoácidos, essenciais para a construção de proteínas. Eles desempenham papel fundamental no funcionamento do corpo humano. Os aminoácidos, inclusive, são cruciais para a síntese dos hormônios, enzimas e estabilização mental, só para citar alguns benefícios.
Resposta:
Fonte de minerais como ferro e potássio
Contém proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B
Tem baixos índices de gordura e colesterol
É composto por mais de 70% de carboidrato, por isso é fonte de energia
É de fácil digestão
A combinação do arroz com feijão é uma rica fonte de proteína
Por não possuir glúten pode ser consumido por pessoas com doença celíaca